InícioEditorialPolítica NacionalLula viajará para o Rio Grande do Sul nesta quinta para verificar...

Lula viajará para o Rio Grande do Sul nesta quinta para verificar os estragos causados pelas chuvas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2) para acompanhar de perto os estragos causados pelas chuvas no estado. “Conversei com o governador Eduardo Leite para saber da situação das fortes chuvas no estado. Amanhã vou pessoalmente ao Sul para verificarmos a situação e o trabalho conjunto dos ministros com o governo do estado”, anunciou o mandatário em suas redes sociais. Como a Jovem Pan mostrou, as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul deste sábado (29) deixaram ao menos 10 pessoas mortas e 21 desaparecidas. Além disso, mais de 2 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em todo o estado. As cidades gaúchas foram duramente afetadas, com 77 delas registrando danos e ocorrências em decorrência dos temporais.

O governador Eduardo Leite (PSDB) expressou preocupação com a atual crise e alertou que este será o “maior desastre do Estado”, quando comparado a tragédia de 2023. “Os números são imprecisos, à medida que vão aumentar muito. A crise está em curso. Vai ser pior do que o que aconteceu em setembro do ano passado, infelizmente. […] Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades”, declarou o tucano. Em 2023, o RS registrou 16 mortes em junho, 54 em setembro e mais 5 em novembro.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está ajudando no resgate das vítimas da enchente que assola a região de Santa Maria. Na noite desta terça-feira (30), dois helicópteros H-60 Black Hawk foram mobilizados para a missão humanitária. Um dos resgates notáveis foi o de uma família que se encontrava ilhada em uma casa ameaçada de desabamento devido à água que invadia o local. A orientação às famílias ilhadas é fazer sinais luminosos para facilitar o resgate. Até o momento, os temporais que atingem o Rio Grande do Sul deixaram dez mortos e 21 desaparecidos. O governo federal e diversos Estados estão mobilizando esforços para auxiliar no enfrentamento das consequências das chuvas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ex-participante de reality show é condenado a 8 anos de prisão

Caleb Kennedy, ex-finalista da 19ª temporada do American Idol, foi condenado a oito anos...

Rodri diz que Vinicius Júnior é ‘um dos melhores do mundo’, mas destaca que ele precisa aprimorar

Rodri, que recentemente conquistou a Bola de Ouro, fez comentários positivos sobre Vinícius Júnior,...

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mais para você