InícioEditorialEconomiaMais de 1 milhão de pessoas caíram na malha fina do IRPF...

Mais de 1 milhão de pessoas caíram na malha fina do IRPF 2022

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira a consulta para o último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, que vai ser pago no dia 30 de setembro. E é nesse momento que muita gente descobre que não vai receber a restituição porque caiu na malha fina do Leão. Esse ano, 1,032 milhão de pessoas estão nessas condições.

Geralmente, isso acontece porque houve algum problema na hora da declaração do imposto de renda, como explica o contador Rangel Francisco Pinto, representante do CFC, o Conselho Federal de Contabilidade: “pode ser por erro, tanto do contribuinte como da empresa em que o declarante trabalha.”

Todos os contribuintes podem cair na malha fina, inclusive aqueles que pagaram o imposto de renda e não têm restituição a receber. Quem está nessa situação precisa regularizar a pendência dentro do prazo estipulado pela Receita Federal. Caso o problema não seja resolvido a tempo, o contribuinte recebe uma notificação do órgão e estará sujeito a penalidades. O conselheiro Rangel Francisco Pinto explica que o contribuinte pode ser penalizado em até 100% do valor devido e o CPF pode ser suspenso. O representante do CFC também sugere a contratação de um profissional de contabilidade para ajudar nessas pendências com o Leão.

Para descobrir se a sua declaração do imposto de renda caiu na malha fina e saber quais são as pendências que precisam ser resolvidas, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC pelo endereço: cav.receita.fazenda.gov.br.

 

Economia Brasília 24/09/2022 – 11:38 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional IRPF 2022 Malha Fina sábado, 24 Setembro, 2022 – 11:38 2:55

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Wikipedia pode derrubar página de pré-candidata do Novo a SP pela 3ª vez

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Registre-se! CNJ faz mutirão para registrar pessoas sem documento

O direito à saúde, à educação e à visibilidade como cidadão são preceitos constitucionais...

Ministério dá aval para recriação da comissão de desaparecidos políticos

Justiça ratificou o parecer elaborado pela equipe do ex-ministro Flávio Dino; colegiado foi criado...

“Tive muito medo de ser isolada”, diz 1ª mulher a comandar o CBMDF

Um ano e três meses após assumir a chefia do Corpo de Bombeiros Militar...

Mais para você