O Manchester City recebeu uma multa de 260 mil libras (aproximadamente R$ 1,5 milhão) e uma advertência devido à invasão de campo por torcedores na partida em que conquistou o Campeonato Inglês na temporada passada.
Em anúncio feito nesta sexta-feira pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), o Manchester City foi considerado culpado por “não conseguir assegurar que os torcedores saíssem de forma organizada e recorreram a comportamentos ameaçadores e violentos, invadindo o campo depois do apito final”.
Muitos torcedores invadiram o gramado após a vitória por 3 a 2 sobre o Aston Villa, conquista que garantiu o título ao time de Manchester com um ponto de vantagem sobre o então segundo colocado, Liverpool.
Na ocasião, o goleiro do Aston Villa, Robin Olsen, foi agredido e uma das traves quebrou devido ao peso dos aficionados que subiram nela.
A situação se repetiu em outros estádios na Inglaterra, sobretudo nas últimas semanas da temporada 2021-2022. Desde então, a FA vem tomando atitudes mais firmes para evitar este tipo de ocorrência.
Outro time que também foi penalizado por evento semelhante foi o Everton, que recebeu uma multa de 300 mil libras (aproximadamente R$ 1,7 milhão) no mês passado, devido à comemoração de torcedores em campo pela permanência na Premier League.