No mês de julho, quatro em cada cinco vagas para turistas na rede hoteleira de São Luís, no Maranhão, estavam ocupadas. Essa é a maior ocupação registrada desde o início da série histórica, iniciada há vinte anos. A informação é da Secretaria Municipal de Turismo e da Universidade Federal do Maranhão.
Além do desejo de conhecer o Centro Histórico da cidade, considerado patrimônio cultural mundial pela Unesco, o visitante usa a cidade também como passagem para outros destinos turísticos da região, como, por exemplo, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A movimentação no mês passado refletiu na economia local, com a circulação de R$ 4,5 milhões por meio do turismo.
De acordo com o Ministério do Turismo, os números positivos na capital maranhense refletem a recuperação do setor. São Luís foi a terceira capital que mais contratou no turismo este ano, 66% a mais do que no ano passado. Em termos de crescimento relativo, a capital maranhense só fica atrás de Macapá, no Amapá; e Curitiba, no Paraná.
Em todo o país, o primeiro semestre registrou um aumento de 42% no número de vagas na comparação com o mesmo período de 2021. O equivalente a 44,5 mil vagas a mais. Os números são atribuídos à demanda reprimida desde o início da pandemia de covid-19. De acordo com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – o total de vagas criadas este ano no turismo corresponde a mais de 6% das vagas formais geradas no país.
Economia Dados são referentes ao mês de julho deste ano São Luís 09/08/2022 – 11:00 Sâmia Mendes/ Renata Batista Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional turismo Maranhão Ocupação Hoteleira terça-feira, 9 Agosto, 2022 – 11:00 88:00