InícioEditorialMarielle morreu por ser vista como obstáculo aos interesses dos irmãos Chiquinho...

Marielle morreu por ser vista como obstáculo aos interesses dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, diz PF

A Polícia Federal (PF) concluiu neste sábado, 24, o inquérito sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSOL, apontando que o crime foi motivado pelo fato de ela ser vista como um obstáculo aos interesses dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão. Segundo o relatório, o ex-policial Ronnie Lessa, suspeito de ser o executor do crime, fez uma delação premiada e seus relatos foram cruzados com informações sobre a atuação política de Marielle e as atividades criminosas dos irmãos Brazão, ligadas principalmente à milícia e grilagem de terras. A PF destacou a divergência entre Marielle e Chiquinho Brazão em relação a um projeto de lei na Câmara de Vereadores do Rio, que visava a flexibilizar regras de regularização de terras. O relatório aponta que a animosidade dos irmãos Brazão em relação aos políticos do PSOL era evidente, especialmente no segundo semestre de 2017, quando ocorreu a votação do projeto de lei.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os agentes também apontaram diversos indícios do envolvimento dos irmãos com milícia e grilagem de terras, ressaltando a divergência no campo político sobre questões de regularização fundiária e defesa do direito à moradia. A PF afirmou que, apesar da escassez de provas diretas, as declarações de Ronnie Lessa sobre o motivo da morte de Marielle se mostram verossímeis diante dos dados e indícios apresentados. Após a conclusão do inquérito, a PF prendeu o deputado federal Chiquinho Brazão, o conselheiro do TCE do Rio Domingos Brazão e o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, apontados como mandantes do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. O diretor-geral da PF destacou que a motivação do crime precisa ser analisada no contexto político, envolvendo disputas territoriais e a atuação da vereadora em defesa do direito à moradia. A Procuradoria-Geral da República também apontou a atuação política de Marielle como possível motivação para o crime, destacando que a vereadora prejudicava os interesses dos irmãos Brazão em relação à exploração de áreas de milícias. Testemunhas afirmaram que Marielle defendia a regularização fundiária para atender aos mais necessitados, enquanto os irmãos Brazão distorciam esses instrumentos para benefício próprio, viabilizando a exploração econômica de territórios dominados por milicianos.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você