InícioNotíciasPolíticaMauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, depõe à PF nesta sexta

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, depõe à PF nesta sexta

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, vai prestar um novo depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (30/6) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

Cid é considerado uma peça-chave para a investigação sobre o 8 de janeiro, pois mensagens apreendidas no celular dele mostram diálogos de teor golpista com pessoas próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mauro Cid deixa PF apos depoimento

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, deixa PF após depoimento sobre fraude em cartões de vacina Hugo Barreto/Metrópoles

Jair Bolsonaro e Tenente Coronel Mauro Cid

Fábio Vieira/Metrópoles

Exército Mauro Cid

Exército aguarda decisão do STF para expulsar o tenente-coronel Mauro Cid Fábio Vieira/Metrópoles

Jair Bolsonaro e Tenente Coronel Mauro Cid – Metropoles

Hugo Barreto/Metrópoles

Jair Bolsonaro, Laura (laurinha) e Tenente Coronel Mauro Cid – Metropoles

Hugo Barreto/Metrópoles

Mensagens obtidas pela PF no celular analisado revelam um dos diálogos entre Cid e o então subchefe do Estado Maior do Exército, o coronel Jean Laward Junior. A conversa ocorreu dias antes do fim do mandato de Bolsonaro e mostra frases como: “O presidente vai ser preso”, “Ferrou, vai ter que ser no voto”, “Pelo amor de Deus, faz alguma coisa”, e “Convença o 01 a salvar esse país”.

Lawand e Mauro Cid mantiveram contato mesmo após a derrota de Bolsonaro nas urnas, no fim de 2022. Nas conversas que tiveram durante o período, o coronel cobrou, em diversos momentos, um plano para “salvar” o país, além de algo prático para contestar o resultado das eleições.

Prisão Cid está preso desde 3 de maio, quando foi deflagrada a Operação Venire, investigação que apura suposto esquema de fraudes nos cartões de vacinação que teria à frente o militar, e que envolveria Bolsonaro, a filha do ex-presidente e pessoas próximas.

A PF apura se Cid cometeu os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, peculato eletrônico e corrupção de menores.

Nos últimos dias, foram apresentados pela defesa pedidos de revogação da prisão do tenente-coronel, negados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

CPI vai ouvir Mauro Cid Nesta semana, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8/1 no Congresso Nacional definiu que tomará o depoimento do tenente-coronel na próxima terça-feira (4/7).

A ministra do STF Cármen Lúcia determinou que Mauro Cid será obrigado a ir à CPI, mas pode ficar em silêncio, sem produzir provas que possam incriminá-lo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Grêmio goleia Avai/Kindermann por 6 a 0 no Brasileirão Feminino

As gurias do Grêmio deram um show na manhã deste sábado (27). Jogando no...

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia Ferreira conquistar...

É complexo conviver com BC não indicado por Lula, diz Haddad

Ministro fez referência a Campos Neto, indicado por Bolsonaro com mandato que não coincide...

Exército comprou maleta espiã que intercepta ligações e liga microfone de celular, mostra depoimento

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O sistema de inteligência é chamado de GI2...

Mais para você