InícioNotíciasPolíticaMEC divulga o edital do ProUni 2024; inscrições começam em 29/1

MEC divulga o edital do ProUni 2024; inscrições começam em 29/1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na noite desta quarta-feira (17/1), o edital do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2024. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo nas instituições particulares de ensino superior.

Neste ano, o programa aumentou o número de vagas destinadas para os cursos de graduação em direito e medicina.

As inscrições para o ProUni começam em 29 de janeiro e vão até 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Confira datas importantes:

Período de inscrição: de 29 de janeiro a 1º de fevereiro Divulgação da primeira chamada: 6 de fevereiro Divulgação da segunda chamada: 27 de fevereiro Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março Resultado da lista de espera: 18 de março Os interessados poderão consultar o detalhamento da oferta de bolsas, por curso, turno, intuição e local de oferta na próxima sexta-feira (19/1).

3 Cards_Galeria_de_Fotos (6)

ProUni, Fies e Sisu são programas de incentivo à educação cujo objetivo é facilitar, de certa forma, a inclusão de estudantes no ensino superior brasileiro, sempre tendo o Enem e suas notas de corte como primeiro passo obrigatório Michael Melo/Metrópoles

*******Foto-celular-com-aplicativo-enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aliás, tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Dessa forma, podem participar da prova alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Foto-celular-com-aplicativo-enem (2)

Divulgação

******Foto-computador-com-pagina-do-prouni

Implantado em 2005, o ProUni é uma iniciativa que concede bolsas parciais ou integrais em faculdades da rede privada. Podem se candidatar estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular, como bolsistas integrais, e que tenham renda familiar de até três salários mínimos Divulgação

******Foto-pessoa-segurando-celular

Para conseguir bolsa de 100%, no entanto, é preciso ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio. O PROUNI também beneficia candidatos com cotas afirmativas e professores da rede pública que estejam ativos no quadro de pessoal. Esses últimos podem se candidatar a cursos de licenciatura sem necessidade de comprovação de renda Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

******Foto-celular-com-aplicativo-do-fies

Quem fez o Enem pode usar nota da prova para obter financiamento estudantil, por meio do Fies, em cursos de instituições particulares de ensino superior, com juros menores e prazos mais longos de pagamento. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 3.960) Vinícius Schmidt/Metrópoles

******Foto-celular-com-aplicativo-do-sisu

Sisu Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

******Foto-computador-com-aba-do-sisu

Durante a inscrição no Sisu, o candidato tem que escolher, em ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. O interessado também deve informar se concorrerá por cotas ou por ampla concorrência Vinícius Santa Rosa/Metropoles

*******Foto-pessoas-em-sala-de-aula

Para se candidatar a qualquer um dos programas, porém, é necessário obter média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos IMP Concursos/Divulgação

Quem pode participar? O ProUni é destinado para aqueles estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em uma instituição privada. O programa oferece bolsas de 100% e 50%.

Veja condições para participar do ProUni:

Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2022 ou 2023; Obter nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem; Não zerar a redação do Enem; Não ter participado do Enem na condição de treineiro. Renda Os participantes que desejam concorrer a uma bolsa integral pelo ProUni devem comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.412.

Agora, aqueles candidatos interessados em uma bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Processo de inscrição O ProUni tem apenas uma única etapa de inscrição, que é gratuita e realizada exclusivamente pela internet.

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa ter o cadastro no gov.br. É necessário também informar o endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.

No ato da inscrição o candidato deverá escolher até duas opções de curso. A escolha pode ser alterada até o fim do prazo de inscrição.

É indicado que o participante acompanhe diariamente a nota na modalidade escolhida, uma vez que é possível realizar a troca.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF prende 3 e faz buscas contra 24 envolvidos no 8 de Janeiro

Agentes cumprem mandados em Minas, Tocantins e Distrito Federal na 25ª fase da operação...

Adolescente é apreendido por matar doméstica durante assalto em Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) apreendeu, nessa quarta-feira (28/2), um adolescente suspeito de...

Ex-apresentador do SBT é preso por tráfico de drogas em Santos; vídeo

Santos – O ex-apresentador de televisão Marcelo Carrião foi preso em flagrante por tráfico...

Mais para você