InícioNotíciasPolicialMédico que retirou órgãos de criança viva é preso

Médico que retirou órgãos de criança viva é preso

O médico Álvaro Ianhez, foi preso na terça-feira (9) no interior de São Paulo após ser condenado a 21 anos e oito meses de prisão peça morte do menino Paulo Varonesi Pavesi. O crime aconteceu em abril de 2000, na Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

A prisão aconteceu após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça que cassou a liminar que impedia a prisão do médico. A condenação foi em 2022. Ele deve ser transferido a uma unidade prisional de Minas Gerais, de acordo com informações do UOL.

Álvaro foi condenado por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe, e pela vítima ter menos de 14 anos. Outros dois médicos também foram condenados: José Luis Gomes da Silva e José Luis Bonfitto pegaram 25 anos de prisão, cada. Um terceiro médico, Marco Alexandre Pacheco da Fonseca, foi absolvido pelo júri.

Relembre o crime
A criança foi internada no Hospital Pedro Sanches após cair de uma altura de 10 andares do prédio onde morava. Depois, foi transferida para a Santa Casa. Lá, os médicos informaram aos pais que Paulo teria sofrido morte cerebral em decorrência de traumatismo craniano.

Os profissionais disseram ainda terem retirado os órgãos e enviado para o banco de transplantes. No entanto, os pais passaram a suspeitar após receberem uma conta de R$ 12 mil referente aos medicamentos usados para remoção dos órgãos da criança, quando o processo deveria ter sido custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Polícia Federal constatou que o exame que teria atestado a morte cerebral de Paulo foi feito de forma irregular, e a documentação sobre a morte foi forjada para que Paulo fosse doador.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você