Mick Gordon sempre foi um compositor conhecido dos fãs dos jogos da id Software, tendo participado da franquia Wolfenstein e Doom. No entanto, em 2020 o compositor parece ter passando por problemas.
Marty Stratton, o diretor de Doom Eternal, havia comentando que durante o desenvolvimento do jogo a equipe ficou muito preocupada que Mick Gordon não conseguiria entregar a trilha sonora do jogo no tempo combinado, tendo que pedir a Chad Mossholder, o designer de áudio do estúdio, para trabalhar em uma versão alternativa como plano B.
O diretor Marty Stratton comentou na época:
Da nossa perspectiva, não queríamos estar envolvidos no conteúdo da OST e não fizemos absolutamente nada para impedir que ele [Gordon] cumprisse seus compromissos dentro do prazo que ele pediu e chegamos a estender várias vezes.
Anos depois, Mick Gordon finalmente veio a público comentar sobre o ocorrido e defender sua imagem como compositor. De acordo com ele, o diretor Marty Stratton mentiu em sua postagem, a qual influenciou negativamente sua carreira.
Marty mentiu sobre as circunstâncias da trilha sonora eterna de Doom e usou a desinformação e a insinuação de me culpar inteiramente por seu fracasso. A postagem de Marty no Reddit impactou severamente minha reputação profissional e pessoal.
O compositor afirma que a id Software se mostrava indisposta a negociar com ele, tendo que recorrer a própria Bethesda. E mesmo após ter sido incluindo no projeto, ele passou por diversas dificuldades.
Ele não tinha o material necessário para criar suas músicas, com a id Software pedindo para ele fornecer duas músicas por mês para dois níveis do jogo, mas ele não tinha a base do gameplay para saber que caminho seguir com a trilha sonora.
Para piorar, a id Software pausou a aprovação das músicas dele por um tempo. Mesmo enviando as músicas para a empresa, ele deixou de receber salário por 18 meses. No final ele ainda recebeu o aviso que algumas de suas músicas haviam sido rejeitadas, mas mesmo assim elas acabaram sendo usadas no jogo final.
Eu já estava passando a noite toda acordado por dois meses e ainda tinha 18 meses pela frente. Eles pausaram as aprovações – e, portanto, o pagamento – por meses. A partir de janeiro de 2019, fiquei 11 meses sem pagamento.
Foi só depois do lançamento de Doom Eternal que percebi que a id Software havia usado quase todas as músicas que produzi durante o desenvolvimento – quase cinco horas de trabalho – pagando apenas pela metade disso.
Quando o compositor começou a trabalhar no jogo, a id Software havia combinado que estenderia o prazo se fosse necessário, mas quando a data estava chegando, Mike recebeu o aviso de que não poderia ser estendido.
Tendo trabalhado sem parar para cumprir a data, 5 horas antes do prazo final o diretor ainda avisou que desejava fazer mudanças, dando dicas de como gostaria que fosse a trilha sonora, algo que não havia feito durante toda a duração do projeto.
Após concordarem em usar as músicas que Mick Gordon havia composto, o compositor diz que ficou chocado ao saber que o designer de áudio Chad Mossholder havia sido creditado como co-artista do álbum e havia até mesmo remixado algumas de suas músicas.
Isso me frustrou imensamente. Eu trabalhei sem parar por dois anos seguidos na minha trilha sonora de Doom Eternal, e o fato de alguém achar apropriado levar o crédito pelo meu trabalho parecia um insulto cruel.
Apesar do diretor Marty Stratton alegar que Chad Mossholder só entrou no projeto após a equipe ficar preocupada com a demora de Mick Gordon, o compositor apresentou provas que os arquivos de músicas feitos por Chad datam de 6 meses antes dele começar a participar do projeto.
Após a postagem do diretor no Reddit, Mick Gordon contatou seus advogados e entrou em contato com a Bethesda e Zenimax, chegando ao acordo de refazer a trilha sonora de Doom Eternal, dessa vez mais polida. No entanto, o compositor afirmou que aceitaria apenas se a postagem fosse removida do Rddit.
A id Softwear se recusou a deletar e até mesmo chegaram a desfazer o novo acordo. Quando Mick Gordon se propôs a entrar com um processo, a Zenimax e id Software ofereceram um segundo acordo, ele receberia uma soma de seis dígitos pelo trabalho, mas a postagem no Reddit continuaria e o compositor nunca mais discutir a respeito de Doom Eternal, a qual Mick recusou.
Após a Microsoft adrquirir a Zenimax e seus estúdios, incluindo a id Software, Mick Gordon tentou novamente entrar em contato com a empresa, mas foi recebido com as mesmas ameaças de antes, com nada mudando.
Marty Stratton me colocou em uma posição em que o único passo que posso dar para reparar minha reputação é uma resposta pública. É uma defesa, não um ataque não provocado, publicado como último recurso e com extrema relutância apenas depois que todas as outras vias para chegar a uma resolução mutuamente aceitável falharam.