InícioNotíciasPolíticaMil dias de governo: confira as principais ações realizadas pela Prefeitura Municipal...

Mil dias de governo: confira as principais ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas

Com 38 anos de emancipação política, Teixeira de Freitas se consolidou enquanto capital do Extremo Sul da Bahia devido a sua visibilidade econômica, social e demográfica. Entretanto, uma série de problemas crônicos afetaram o pleno desenvolvimento do território e seus habitantes. Por isso, a gestão atual tem trabalhado de forma incansável para a supressão de carências e vulnerabilidades que afligem os teixeirenses. Em seu milésimo dia de governo, confira as principais ações realizadas pela administração pública em prol do crescimento da oitava maior cidade do estado:

Habitação

Mais de 300 títulos dominiais entregues

Para garantir a legalidade na moradia dos cidadãos teixeirenses, foram realizados cadastros socioeconômicos e entrega de mais de 300 títulos dominiais para moradores dos bairros Colina Verde, Liberdade 1 e Liberdade 2. Outros bairros devem ser contemplados com o título nos próximos meses, como Ulisses Guimarães.

Meio Ambiente

Educação ambiental e fiscalização de áreas preservadas

Com ações voltadas à conscientização da comunidade, já foram doadas e plantadas mais de 7 mil mudas nativas para garantir a preservação do ecossistema nativo. Conciliando o desenvolvimento econômico com o uso de recursos naturais, foram concedidas até então 622 licenças ambientais ao mesmo tempo em que é reforçado o manejo sustentável do meio ambiente. A fiscalização atua em denúncias em Áreas de Preservação Ambiental, combatendo a poluição sonora, exploração de areia e outros minerais. Também são realizados serviços de poda de árvores e paisagismo em praças e canteiros. O primeiro parque municipal, que será localizado na Biquinha, e a ciclovia estão em construção através do Fundo Municipal do Meio Ambiente

Saúde

Ampliação nos serviços e atendimentos especializados

A saúde pública de Teixeira de Freitas oferta serviços nunca antes disponibilizados na área, como acupuntura e pilates no CTO, o Táxi da Gestante e doulas atendendo 24h na UMMI. A quantidade de atendimentos atingiu um novo marco: mensalmente são mais de 6 mil pessoas atendidas na UPA, 5 mil na UMMI, e 500 cirurgias realizadas no Hospital Municipal. Os postos de saúde recebem mais de 1400 pessoas diariamente e a regulação agendou mais de 500 mil procedimentos só em 2022. Foram reformados o CTO e o CEO, além de várias Unidades Básicas de Saúde. Para mais economia e autonomia, construiu uma lavanderia própria e também um laboratório de análises dentro do hospital, além de implementar um tomógrafo próprio para atender à demanda dos hospitais. As obras do posto de saúde no Santos Guimarães e da nova maternidade estão em ritmo acelerado. Para diminuir as filas da regulação e facilitar o acesso aos serviços, a Prefeitura implantou projetos como Especialista no seu Bairro, Corujão da Saúde e mutirões de cirurgia para agravos como o glaucoma.

Agricultura

Investimento e tecnologia para o setor rural 

Para impulsionar o setor produtivo da Zona Rural, a Gestão auxilia no preparo de solo das 35 comunidades, garantindo maior produtividade com a média anual de mais de mil hectares de terra arados. O projeto Cinturão Verde também é uma das iniciativas voltadas à geração de renda por meio da implementação de hortas para 88 famílias cadastradas, incentivando a agricultura sustentável. Os bons frutos gerados até então são possíveis graças ao diálogo entre administração pública e produtores locais, estabelecendo a agricultura familiar enquanto um dos pilares da nossa economia. 

Segurança

Guarda profissionalizada e mudanças no trânsito 

Buscando prestar um atendimento de mais qualidade para toda a sociedade, a Guarda Municipal recebeu cursos de formação profissional. A implantação de redutores de velocidade, instalação de novas placas e pinturas das faixas de pedestres (além da realização de programas de conscientização) promoveu a diminuição nos acidentes e, consequentemente, um trânsito mais seguro em Teixeira de Freitas. 

Obras

Drenagem e pavimentação em mais de 110 ruas de Teixeira

Já são mais de 110 ruas drenadas e pavimentadas, com asfalto ou blocos intertravados, resolvendo problemas históricos como no entorno do Shopping Teixeira Mall. Novos espaços para lazer, turismo e impulsionamento do comércio também foram criados, como as praças Padre Apparecido, Valter Cézar, praça do Ulisses Guimarães e a Rua Gourmet. O tradicional Mercado Municipal foi revitalizado com a construção de uma peixaria, boxes fixos e padronizados, piso e cobertura. Novos chafarizes para garantir água de qualidade para os cidadãos, recuperação das estradas da zona rural e iluminação em LED em campos, praças e várias avenidas da cidade. 

Esporte

Descobrindo novos atletas em mais de 20 modalidades 

Dos campos de futebol aos tatames do jiu-jitsu, uma das prioridades da Prefeitura é garantir o acesso democrático à prática de 22 modalidades esportivas aos teixeirenses. Nesta gestão, ocorreu a finalização das obras do Estação Cidadania, que conta com uma quadra poliesportiva externa e um ginásio poliesportivo para a realização de projetos como o Esporte Educacional, que oferta diversas aulas para alunos da rede pública. Fomentando a prática de esportes e aquecendo a economia, a administração impulsiona eventos históricos como o Torneio do Trabalhador, o Campeonato Municipal de Futebol; e lança novas competições como o Teixeira Sport Festival nas edições primavera e verão.

Desenvolvimento

Geração de emprego e renda na capital do Extremo Sul da Bahia

Para o pleno crescimento da economia teixeirense, a Prefeitura apresenta projetos como a Sala do Empreendedor, para a desburocratização de processos a fim de facilitar a abertura de novas empresas; e o Cidade Empreendedora, que visa estimular e acelerar o processo de crescimento das micro e pequenas empresas. Integrando o programa Credibahia, Teixeira de Freitas é destaque no acesso ao crédito de forma fácil e sem burocracia para empresários locais. O incentivo ao desenvolvimento da cidade foi reconhecido durante o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 pela conquista dos prêmios estaduais Marketing Territorial e Setores Econômicos e Cidade Empreendedora devido às diversas ações voltadas ao desenvolvimento e oportunidades aos pequenos negócios.

Educação

O maior investimento em educação na história de Teixeira 

A Prefeitura revolucionou a estrutura da rede municipal através de obras de qualidade. Já são 33 escolas reformadas e 12 com os serviços em execução para proporcionar um ambiente adequado aos alunos e professores. 4 quadras poliesportivas, 14 refeitórios e 18 pátios reformados são alguns dos serviços de ampliação e manutenção para o bem-estar e conforto durante as aulas. Com o uso da energia solar, já começou a instalação de ar condicionado nas salas de aula da rede pública.  Tendo a perspectiva de que a educação de qualidade começa cedo, a administração pública transformou 5 locais que estavam abandonados por outras gestões em creches de alto padrão, que finalmente acolhem e transformam a vida das crianças teixeirenses. Merenda de altíssima qualidade, novas mesas e cadeiras para alunos e professores, brinquedos para as crianças e materiais didáticos são investimentos que ultrapassam os limites da sala de aula, beneficiando a sociedade como um todo.

Assistência Social 

Acolhimento, proteção e fortalecimento de direitos

A Prefeitura ampliou o acesso aos serviços ofertados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio da inauguração de unidades no bairro Vila Vargas e na comunidade Santo Antônio, reafirmando o compromisso com a qualidade de vida e a garantia de direitos de todos os teixeirenses. Nos CRAS já existentes, a gestão entregou materiais permanentes com o objetivo de promover um ambiente adequado para o atendimento e suporte dos seus usuários. O apoio a organizações e instituições como a Levanta-te, por sua vez, desempenha um papel crucial na promoção de uma Teixeira de Freitas mais justa e igualitária aos seus cidadãos.

“As conquistas alcançadas até então são resultados de diversas equipes distribuídas nas secretarias municipais em constante diálogo com a população teixeirense, foco de todo o trabalho e dedicação do Executivo”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. “Não estamos aqui apenas para reparar o que foi feito no passado, mas também para construir novas possibilidades com dedicação constante. Mudar a cidade transforma a vida das pessoas, e continuaremos a trabalhar juntos por uma Teixeira mais próspera para todos que a chamam de lar”.

O post Mil dias de governo: confira as principais ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mais para você