InícioNotíciasPolíticaMontana é o primeiro estado dos EUA a banir plataforma TikTok

Montana é o primeiro estado dos EUA a banir plataforma TikTok

Montana se tornou o primeiro estado norte-americano a banir o uso da rede social TikTok em todo seu território. A restrição, que vale até mesmo para dispositivos pessoais dos cidadãos, foi sancionada pelo governador Greg Gianforte nesta quarta-feira (17/5).

O governador afirmou que a medida busca proteger os dados pessoais dos cidadãos de Montana contra os interesses do Partido Comunista Chinês. Por meio das redes sociais, ele ainda classificou o app como “vinculado a adversários estrangeiros”.

Em dezembro de 2022, Gianforte havia determinado a suspensão do uso do aplicativo em aparelhos do governo, por considerar que o TikTok poderia representar um risco à segurança nacional, uma vez que pertence a uma empresa chinesa.

A proibição referenda lei aprovada por legisladores do estado em 14 de abril. “Está bastante documentado que a companhia [ByteDance, dona do TikTok,] fornece informações e dados ao Partido Comunista Chinês”, disse em comunicado enviado ao chefe de informações do estado,  Kevin Gilbertson.

Por meio do Twitter, a porta-voz do TikTok, Brooke Oberwetter, condenou a proibição e afirmou que a decisão infringe garantias constitucionais.

“Queremos garantir aos cidadãos de Montana que possam continuar a usar o TikTok para se expressar, ganhar a vida e encontrar uma comunidade, enquanto continuamos trabalhando para defender os direitos de nossos usuários dentro e fora de Montana”, disse.

No comunicado, Gianforte aumenta a lista de aplicativos que não podem ser baixados em aparelhos utilizados por membros do governo, por considerar que não apenas o TikTok compartilha dados dos usuários a “adversários estrangeiros”. Na lista de novas proibições estão, por exemplo, o CapCut, Telegram e WeChat.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Destruição da Amazônia reduz etnia Akuntsu a apenas 3 mulheres

A pressão ao longo de décadas de colonizadores e desmatadores reduziu uma das pouco...

Fiscalização da Lei Seca flagra ‘fadas’ cobrando para ajudar motoristas na blitz

A fiscalização da Lei Seca no Rio de Janeiro flagrou motoristas que cobram dinheiro...

Lula diz se inspirar em joão-de-barro para o Minha Casa, Minha Vida

“A gente quer que toda família tenha um ninhozinho”, afirma o presidente; petista fala...

Aliados de Lula minimizam ato de Bolsonaro no Rio; STF, militares e Pacheco silenciam

Foto: Zeca Ribeiro/Arquivo/Agência Câmara Gleisi Hoffmann, presidente do PT 21 de abril de 2024...

Mais para você