InícioNotíciasPolíticaMPRS denuncia Jean Wyllys por injúria contra Eduardo Leite

MPRS denuncia Jean Wyllys por injúria contra Eduardo Leite

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou o ex-deputado federal Jean Wyllys à Justiça por injúria contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Jean Wyllys criticou Leite por optar manter as escolas cívico-militares no estado. O ex-deputado se referiu ao governador gaúcho como “gays com homofobia internalizada (que) em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”, em referência à orientação sexual do tucano.

Wyllys critica Eduardo Leite por escolas cívico-militares: “Gay com homofobia”

A publicação de Jean Wyllys foi apagada após decisão judicial. Caso a Justiça aceite a denúncia do MPRS, o ex-parlamentar se torna réu no processo e pode ser julgado.

A promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa reforçou no documento que, com esta atitude, o petista injuriou o governador, “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

“Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se à crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente, e com animus injuriandi (intenção de injuriar), a honra subjetiva da vítima”, reforçou a promotora.

A defesa de Jean Wyllys alegou que não teve acesso à denúncia e não vai se manifestar. “Não tivemos acesso à denúncia, e vamos restringir manifestações aos autos, após o Jean ser efetivamente citado”, informou o advogado Lucas Mourão.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Anatel aprova novo sistema de alertas de emergência

Aviso aparecerá sobreposto às telas abertas nos celulares; utilização ainda depende de treinamento com...

Antes de nascer, filho de Viih Tube bate 100 mil seguidores nas redes

Viih Tube e Eliezer revelaram, neste sábado (25/5), que a filha Lua ganhará um...

Homem agredido por morador de rua no Sudoeste é agente da PF

O homem que foi agredido por um jovem em situação de rua, na tarde...

Delegado da Polícia Civil é baleado por PM de folga durante discussão na zona leste de São Paulo

Um delegado da Polícia Civil de São Paulo foi baleado por um PM durante...

Mais para você