Na tarde deste sábado, o Barcelona recebeu o Almería, no Camp Nou, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. Em frente de mais de 90 mil pessoas, a equipe da casa venceu por 2 a 0, em jogo que marcou a despedida do zagueiro Gerrard Piqué dos gramados, aos 35 anos.
O zagueiro, que não vinha sendo titular nas últimas partidas, ganhou a chance entre os 11 iniciais de Xavi para poder fazer sua despedida. Piqué atuou durante quase todos os 90 minutos, usando a faixa de capitão.
Com o placar, o Barcelona assume momentaneamente a primeira posição do Campeonato Espanhol. A equipe catalã tem 34 pontos, dois a mais que o arquirrival e vice-líder Real Madrid, que ainda não fez seu jogo da rodada. Enquanto isso, o Almería aparece no 15º lugar com 13 pontos.
Pela próxima rodada da La Liga, o Barcelona terá pela frente, fora de casa, o Osasuna, às 17h30 (de Brasília) desta terça-feira. Já o Almería se prepara para enfrentar, em seus domínios, o Getafe, em casa, às 15h da quarta-feira.
O jogo
A partida foi de domínio absoluto do Barcelona. Logo aos 5 minutos, Kaiky, zagueiro ex-Santos, tocou a bola com a mão dentro da grande área e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança, porém, algo raro. Lewandowski foi para a batida e mandou para fora.
Mas não fez falta. Por mais que o primeiro tempo tenha terminado sem gols, na segunda etapa, o Barcelona confirmou seu favoritismo. Aos 2 minutos, Dembelé dominou após lançamento de Busquets, cortou para o meio e bateu no canto do goleiro, num belo lance.
Não muito depois, aos 16, a equipe da casa ampliou. Jordi Alba fez cruzamento pelo lado esquerdo e Ansu Fati, no meio da área, finalizou. O goleiro Martínez, em grande atuação, conseguiu fazer ótima defesa, mas, na sobra, Frankie de Jong soltou a bomba e estufou as redes.
Então, aos 37 minutos do segundo tempo, o momento mais esperado do jogo aconteceu. Xavi Hernández optou pela saída de Piqué para a entrada de Lenglet. Antes de se dirigir ao banco, o capitão abraçou seus companheiros, enquanto recebia muitos aplausos das arquibancadas.
Durante sua carreira, Piqué foi campeão de quase tudo que disputou. Além da Copa do Mundo e Eurocopa, venceu quatro Liga dos Campeões, três Mundiais de Clubes, oito Campeonatos Espanhóis e sete Taças da Espanha. Na Inglaterra, pelo Manchester United, conquistou um Campeonato Inglês, uma Taça da Liga e uma Supertaça Inglesa. Agora, dá adeus ao futebol aos 35 anos.