InícioEditorialPolítica NacionalNa véspera do 7 de Setembro, Lula faz balanço do governo e...

Na véspera do 7 de Setembro, Lula faz balanço do governo e prega ‘dia da união’

Declaração ocorreu durante pronunciamento, na véspera da celebração, em cadeia nacional de rádio e televisão

Reprodução/Governo Federal

Lula se pronunciou na véspera do 7 de setembro

Durante pronunciamento em cadeia  nacional de rádio e televisão, na noite desta terça-feira, 6, véspera do Dia da Independência do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou a data como “dia da união”. Para ele, a construção da independência passa por três pilares: democracia, soberania e união. “A independência do Brasil ainda não está terminada. Ela precisa ser construída a cada dia, por todos nós, sobre três grandes alicerces: democracia, soberania e união”, disse Lula. O presidente disse que a data serve para refletir que o Brasil é “um só”. “Amanhã não será um dia nem de ódio, nem de medo, e sim de união. O dia de lembrarmos que o Brasil é um só. Que sonhamos os mesmos sonhos. Que podemos ter sotaques diferentes, torcer para times diferentes, seguir religiões diferentes, ter preferência por este ou por aquele candidato, mas que somos uma mesma grande nação, um único e extraordinário povo”.

Ao longo de sete minutos, o presidente trouxe ainda uma balanço de sua gestão. Segundo ele, ao menos 40 programas “que fizeram o Brasil referência mundial em inclusão social” foram trazidos de volta. Ele destacou o “Brasil sem Fome”, o Novo PAC, além da aprovação do Marco Fiscal. Segundo ele, com o Novo PAC a educação voltará a ser prioridade, com investimentos da creche à pós-graduação – passando pelas escolas em tempo integral e a expansão da rede de Institutos e Universidades Federais, além de vai  gerar 4 milhões de novos postos de trabalho. “Soberania é, antes de tudo, combater todas as formas de desigualdade – seja de renda, de gênero ou de raça. É tornar igualitário o acesso à saúde, à educação, à segurança e aos bens culturais. É criar oportunidades para todos e todas. Soberania é garantir a soberania do povo brasileiro. Um povo soberano é um povo sem fome, com emprego decente, com acesso à saúde e à educação e com esperança”, destacou o presidente.

Outro alicerce destacado durante o pronunciamento foi a democracia, que o presidente definiu como “a matéria prima para a realização dos nossos sonhos” e destacou a volta das conferências nacionais e a criação de conselhos sociais, além do Plano Plurianual.  “Se sonhamos com um bom emprego e um bom salário; se sonhamos com a casa própria; se sonhamos com nossos filhos e filhas na universidade; se sonhamos com uma alimentação de qualidade para todo  o povo brasileiro; se sonhamos com um país melhor: é a democracia que vai dizer se teremos ou não as oportunidades para realizar nossos sonhos”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Pacheco diz que considera injusta declaração de Haddad sobre Congresso

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu às declarações do ministro da Fazenda,...

Lira sugere limitar quem pode propor ação no STF

O presidente da Câmara declarou que congressistas precisam “subir o sarrafo” para que país...

PF prende empresário e servidores por supostas fraudes em licitações

Reprodução/Polícia Federal 1 de 1 Foto colorida de dinheiro apreendido pela PF em Roraima...

Mais para você