InícioEditorial“Não cometi crime”, diz ex-jornalista da Globo acusado de corrupção

“Não cometi crime”, diz ex-jornalista da Globo acusado de corrupção

Demitido da Globo após suspeitas de corrupção, o jornalista Tyndaro Menezes se defendeu das acusações de envolvimento em esquemas ilícitos. Em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada neste sábado (21/5), o ex-chefe de jornalismo investigativo da emissora no Rio de Janeiro afirmou não ter cometido crime nenhum. “A verdade prevalecerá”, disse.

Tyndaro é alvo de investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por suspeita de envolvimento com Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior, ex-titular da Delegacia Fazendária fluminense, denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro na compra de insumos médicos. Ele foi demitido da emissora carioca nessa quarta-feira (18/5).

Em trechos de conversas obtidas pelo MPRJ e incluídos em um documento que será enviado ao Ministério Público Federal, o delegado diz que Menezes deve “receber sua parte em dinheiro” apesar de “não integrar nenhuma empresa”.

  • Televisão
    Silvio de Abreu: plástica causou demissão de Stênio Garcia da Globo
  • stênio garcia
    Televisão
    Demitido da Globo, Stênio Garcia acusa Silvio de Abreu de perseguição
  • Elaine Bast
    Televisão
    Nova baixa na Globo: Elaine Bast pede demissão após 23 anos
  • Segundo apontamento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no documento, “o envolvimento de Tyndaro Menezes com o denunciado Ângelo Ribeiro fica ainda mais evidente no e-mail enviado pelo denunciado a pessoa não identificada, onde ele expressamente afirma que iria repartir com o jornalista parcela do valor recebido.”

    Tyndaro Menezes é, segundo o MPRJ, apresentado como Tyn no e-mail. “Mas precisei ser recepcionado pela outra ponta da operação, para com sorte, ficar com 1% do valor de nota de compra. Se ainda fosse de venda. Ah! E dividir com Tyn obviamente”, diz o trecho destacado no documento.


    0

    De acordo com a investigação, em curso desde 2018, há conversas por aplicativos de celulares que também deixariam clara a parceria no meio empresarial do delegado denunciado e Tyndaro Menezes. As conversas mencionam negócios com a Rede D’Or, com o ex-secretário de Saúde da gestão Sérgio Cabral (MDB), Sérgio Côrtes, preso e condenado por lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas – e o cunhado de Côrtes, Sérgio Vianna.

    Ao SBT News, Tyndaro Menezes negou as acusações. O jornalista confirmou que conhece o ex-delegado e o apresentou ao empresário que forneceria os insumos hospitalares, mas negou qualquer participação em atividades ilícitas. “A tentativa do empresário e do delegado de vender produtos hospitalares nunca foi concluída. Nenhuma empresa chegou a sequer ser aberta, portanto, eu não poderia ter recebido nenhuma comissão. Não negociei valores, percentuais ou coisa do tipo. Se cometi algum erro foi ético por ter apresentado o empresário ao delegado. Não sou acusado de nada ilícito ou ilegal”, disse.

    A Globo confirmou a demissão do executivo, mas argumentou que não comenta questões de compliance da empresa. “O profissional citado não está mais na empresa. A Globo não comenta questões relacionadas a Compliance. Reitera que tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores, e uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas”, disse a emissora em nota.

    Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

    O post “Não cometi crime”, diz ex-jornalista da Globo acusado de corrupção apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Acidente na rodovia BR-101 bloqueou parte da via entre Itamaraju e Teixeira

    O trecho da rodovia BR-101 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas ficou lento durante...

    Lula pede voto para Boulos em evento pago pela Petrobras

    O partido do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, criticou o presidente e...

    PCO vende camisas do Hamas em ato do Dia do Trabalho

    Foto: Reprodução/X Banca do PCO vende camisa do Hamas em ato do Dia...

    Justiça concede aposentadoria integral à servidora com HIV assediada

    O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve decisão para conceder...

    Mais para você