InícioEditorialPolítica Nacional"Não interessa", diz Teixeira após pergunta sobre leilão de arroz

“Não interessa”, diz Teixeira após pergunta sobre leilão de arroz

Ministro do Desenvolvimento Agrário se recusou a responder pergunta de jornalista sobre quantidades de empresas com “fragilidades”

“O que interessa é o seguinte: há uma avaliação do governo, que no conjunto das empresas, uma maioria tem fragilidades, sendo que tem empresas que são consistentes e que estão lá dentro e que, inclusive, entendem que essa anulação é necessária e que participarão desse leilão quando acontecer novamente”, disse Paulo Teixeira (dir.) Sérgio Lima/Poder360 – 11junh.2024

PODER360 11.jun.2024 (terça-feira) – 17h29

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse nesta 3ª feira (11.jun.2024) “não interessar” a quantidade de empresas que tinham fragilidades e venceram o leilão de arroz do governo. Deu a declaração ao ser questionado sobre o tema em entrevista a jornalistas.

“Isso não interessa. O que interessa é o seguinte: há uma avaliação do governo, que no conjunto das empresas, uma maioria tem fragilidades, sendo que tem empresas que são consistentes e que estão lá dentro e que, inclusive, entendem que essa anulação é necessária e que participarão desse leilão quando acontecer novamente”, disse o ministro.

A declaração se deu logo depois do anúncio do cancelamento do leilão para importação de arroz, realizado na 5ª feira (6.jun) e arrematado por 4 empresas. Segundo ele, um novo leilão será realizado em breve.

“Por isso todas as medidas serão adotadas de modernização desse processo, de cautelas que esse leilão deve adotar e rapidamente a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] deve anunciar um novo leilão para continuar nesse espírito de que tenhamos arroz com grande quantidade, qualidade e a preço justo para o povo brasileiro”, afirmou Teixeira.

Assista (12min55s):

O presidente da Conab, Edegar Pretto, informou que, para o novo leilão, os mecanismos estabelecidos serão revisitados com apoio da Controladoria Geral da União e da Advocacia Geral da União.

“Pretendemos fazer novo leilão, quem sabe em outros modelos, para que a gente possa ter as garantias de que vamos contratar as empresas que tenham capacidade técnica e financeira […] Não tem como a gente depositar esse dinheiro público sem ter a garantia de que esses contratos serão honrados”, disse a jornalistas.

GOVERNO CANCELA LEILÃO A decisão de anular o leilão se deu depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro não estava previsto na agenda do petista. De acordo com Teixeira, Lula concordou com o cancelamento do leilão. O presidente vinha cobrando uma solução sobre a questão.

“Lula quer que o arroz e os demais alimentos possam estar na mesa dos brasileiros por um preço justo. O presidente participou dessa decisão”, disse. O ministro informou ainda que a Receita Federal também deve participar do próximo certame.

A lista das vencedoras do leilão realizado chamou a atenção: das 4 ganhadoras, 3 não são empresas do ramo de importação. Só uma, a Zafira Trading, de fato atua no segmento de comércio exterior. Entre as outras 3 empresas, há uma que vende queijos em Macapá (AP), uma fabricante de sucos de São Paulo e uma locadora de veículos localizada em Brasília. As 4 empresas receberiam um total R$ 1,3 bilhão. Leia a íntegra da ata com os nomes dos vencedores (PDF – 41 kB). 

A disputa foi promovida pela Conab para assegurar o fornecimento de arroz no país por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. O Estado responde por cerca de 70% da produção nacional do grão. Ao final do certame, seriam adquiridas 263 mil toneladas de arroz.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Damares quer youtuber petista no inquérito de milícias digitais

Senadora envia pedido para Moraes com base em reportagem que afirma que Thiago dos...

Prefeitura convida cidadãos para inauguração de chafariz no Kaikan Sul nesta quinta (13)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida os cidadãos para a inauguração de...

Jean Wyllys diz que Grazi Massafera só existe porque ele estava no BBB

Jean Wyllys foi o campeão do BBB 5, ao desbancar Grazi Massafera na final...

Aluguel de loja e buraco na parede: como bando furtou 100 armas no DF

As investigações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) revelaram que os criminosos responsáveis...

Mais para você