InícioEntretenimentoTecnologiaNasa: mineira que descobriu asteroide faz 'vaquinha' por curso nos EUA

Nasa: mineira que descobriu asteroide faz ‘vaquinha’ por curso nos EUA

Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, descobriu, em agosto de 2021, um asteroide em uma campanha lançada pela NASA, a Agência Espacial Americana, e o batizou de LPS 003, iniciais de seu nome. A jovem é moradora de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Agora, a estudante de física da UFMG sonha em fazer um curso nos Estados Unidos e organiza uma “vaquinha” para atingir seu objetivo financeiro: R$ 15 mil. 

Além de ser reconhecida pela NASA, Laysa foi medalhista de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020, e chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo contemplada com a medalha de bronze.

Paixão pelas estrelas

Desde criança, a física nutre uma paixão por astronomia e ciência, e resolveu participar do projeto “Caça Asteroides” da NASA. Ela analisou o sistema solar com telescópios em sua casa. A NASA reconheceu e certificou a estudante pelo feito. No futuro, a jovem terá a oportunidade de nomear o asteroide oficialmente. 

Por causa dessa descoberta, a estudante foi convidada pela NASA para participar do curso “Advanced Space Academy” que acontecerá em Huntsville, Alabama. Além disso, o embaixador da NASA, Gabe Gabrielle, fez o convite para ela ir ao Kennedy Space Center em Houston, no Texas. 

O curso oferece um treinamento intensivo de astronautas, simulando uma missão espacial. Laysa tem interesse em desenvolver sua carreira como Física e, futuramente, como piloto, representando o Brasil em prol da ciência e da educação. 

“Dá um orgulho para nós mineiros saber que uma menina, de apenas 18 anos, fez uma descoberta que foi reconhecida pela NASA. Laysa é brilhante, não só na física, ela é violinista na orquestra Cefart do Palácio das Artes, escritora e vencedora de concursos. Sua paixão pelas estrelas já está fazendo história e tenho certeza que esse é apenas um passo de uma trajetória linda que ela terá pela frente”, destacou o subsecretário de Ciências, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Felipe Attiê.

 *Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Roseana Murray desabafa sobre dores no braço fantasma após ataque de pitbulls

A poetisa Roseana Murray compartilhou em suas redes sociais fotos sorridentes, onde seu cabelo...

Mais de 173 mil alunos estão sem previsão de volta às aulas no RS

Mais de 1.000 escolas foram afetadas pelas enchentes; a maior parte dos colégios da...

Planalto suspeita que Bolsonaro lance Flávio a presidente em 2026

Igo Estrela/Metrópoles 1 de 1 Flávio e Jair Bolsonaro ...

Exército brasileiro restringe posse de armas para policiais e bombeiros militares

O Exército brasileiro anunciou nesta segunda-feira (20), uma redução significativa no número de fuzis...

Mais para você