InícioEditorialPolítica NacionalNo Brics, Haddad repudia ‘antagonismo’ entre blocos econômicos e Lula se reúne...

No Brics, Haddad repudia ‘antagonismo’ entre blocos econômicos e Lula se reúne com chefes de Estado

Ministro da Fazenda discursou na abertura do fórum empresarial, durante a manhã, onde destacou a importância que o Brasil tem dado à questão da emergência climática, lembrou que o país é um dos líderes em energias limpas e renováveis e exaltou a aprovação da reforma tributária

Marcelo Camargo/ Agencia Brasil

Cúpula do Brics começou nesta terça-feira, 22, e vai até quinta-feira, 24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta terça-feira, 22, o primeiro de três dias de atividades da cúpula de líderes do Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Expectativa é de realização do Fórum Empresarial do Brics e depois de um retiro, um evento apenas com os chefes de Estado e governo e os respectivos ministros das Relações Exteriores. Pela manhã, Lula também se reúne com representantes do Congresso Nacional Africano, onde deve reforçar seu compromisso de ampliar alianças com o continente. Por volta das 13h30 (horário de Brasília), o petista participa de seu programa ao vivo semanal, o Conversa com o Presidente. Três temas prioritários devem ser focados no encontro: o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, a adesão de novos integrantes ao bloco econômico e a possibilidade de negociações bilaterais em moeda local – medida para evitar a dependência do dólar no mercado internacional. O presidente russo, Vladimir Putin, participará remotamente do evento porque é alvo de um mandado de prisão pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). Como a África do Sul é signatária do TPI, haveria a possibilidade de prisão de Putin no país.

O último evento da agenda de terça é um jantar de boas-vindas aos líderes do Brics oferecido pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Vale destacar que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também está na comitiva presidencial e discursou na abertura do fórum empresarial durante a manhã. Haddad destacou a importância que o Brasil tem dado à questão da emergência climática, lembrou que o país é um dos líderes em energias limpas e renováveis e exaltou a aprovação da reforma tributária, que deve facilitar os investimentos de potenciais parceiros internacionais. O ministro também repudiou qualquer tipo de ‘antagonismo’ entre o Brics e outros blocos econômicos: “Nós acreditamos que os Brics têm uma grande contribuição a dar. Brasil, África do Sul, Índia, China e Rússia podem, cada um a partir da sua perspectiva, oferecer ao mundo uma visão que seja coerente com os seus propósitos. E que não signifique nenhum tipo de antagonismo a outros fóruns importantes dos quais nós mesmos participamos”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você