Uma ação investigativa, iniciada pelo Itamaraju Notícias, conseguiu descobrir algo inacreditável na administração do município do Prado, na gestão do Prefeito Jonga Amaral, do PCdoB.
Cadastro da Policlínica Municipal do Prado, no Ministério da Saúde
De acordo com informações no Portal do Ministério da Saúde, o município estaria oferecendo à população os serviços da Policlínica Municipal do Prado. O equipamento de saúde, no entanto, nunca existiu de fato, senão em documentações informadas ao ministério para a liberação mensal de recursos, desde o ano de 2010. Segundo o Ministério da Saúde, a policlínica estaria funcionando no Km01, da Rodovia Prado x Itamaraju, S/N. O endereço coincide com aquele onde funciona a administração municipal. Na unidade fantasma, estariam trabalhando 9 (nove) médicos especialistas, 1 (um) consultório – adaptado com ultrasonografia e aparelho raio x.
Os profissionais que estariam à serviço da Policlínica Municipal do Prado seriam:
Relação de médicos que estão prestando serviços na Policlínica Municipal do Prado
Nossa equipe tentou contato com a unidade de saúde, onde deveria funcionar a marcação de consultas à população, mas para nossa surpresa outra pessoa, que não tem vinculo com a área de saúde, é quem atendeu e não quis prestar qualquer informação.
O endereço listado no portal do Ministerio da Saúde, da unidade médica, identificada sob o Código Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) N.º 6449611, estaria funcionando dentro da Prefeitura Municipal do Prado, ao menos a parte contábil e financeira. Já os serviços que deveriam ser prestados, ainda não estariam sendo realizados no local ao qual foi destinado.
O Posto de Saúde da Família (PSF) de N.º 09, instalado no bairro São Brás, ficou vários meses sem funcionar, justamente por falta de médicos. O mesmo problema se repetiu em outras unidades de saúde, enquanto há médicos prestando serviços em unidade desconhecida pela população daquele município.
Em veículos de notícia da região, tanto o Prefeito do Prado, quanto o Secretário de Saúde Carlão, em março de 2010, disseram que a Policlínica Municipal do Prado seria inaugurada em Abril de 2010, num bairro da cidade. Desde então, a unidade de saúde passou a existir para fins desconhecidos, afim de legalizá-lo junto ao Governo Federal, que passou a enviar recursos mensalmente.
O portal Itamaraju Notícias deixa o espaço aberto para esclarecimentos do poder executivo. Acredita-se que o Ministério Público fique atento à denúncia e promova a justiça necessária, que o caso requer. Estamos solicitando que os órgãos competentes apurem e investiguem esta informação, afim de que a verdade sobre os fatos seja trazida à tona. Este é o papel da imprensa livre e independente, senão de proteger os interesses do cidadão.