InícioEditorialNovo vexame: Bahia empata com Fluminense-PI e é eliminado do Nordestão

Novo vexame: Bahia empata com Fluminense-PI e é eliminado do Nordestão

O Bahia segue a sua sina de acumular vexames na temporada. Dessa vez, o tricolor carimbou a sua eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste ao não passar de um empate por 1×1 com o time sub-20 do Fluminense-PI, na noite desta terça-feira (14), no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. 

Esse é o segundo ano consecutivo que o Esquadrão amarga a queda na primeira fase do Nordestão. A campanha foi marcada por goleadas por 3×0 para o Fortaleza, na Fonte Nova, e 6×0, diante do Sport, na Ilha do Retiro.  A fase ruim aumenta a pressão sobre o trabalho do técnico Renato Paiva e o início de gestão do Grupo City no clube baiano. 

O novo tropeço tricolor contou com uma falha bisonha do goleiro Mateus Claus, que tentou sair jogando diante do Fluminense e foi desarmado na pequena área. Lucas Manga balançou as redes no início do segundo tempo. Everaldo, em cobrança de pênalti, deixou tudo igual. 

Com seis pontos, o tricolor deixou a lanterna do grupo B nas mãos do Campinense, que tem cinco. Mas não alcançará mais o Náutico, último time dentro da zona de classificação, com 10 pontos.   

O Bahia agora tentará evitar um novo vexame no Campeonato Baiano. Sábado, o tricolor enfrenta o Itabuna, na Fonte Nova, pelo segundo jogo da semifinal. Como perdeu a ida por 1×0, o time precisa vencer por pelo menos dois gols para ir à decisão. 

Mesmo com a necessidade de vencer para continuar vivo na Copa do Nordeste, o técnico Renato Paiva optou por escalar o Bahia com o time reserva. Apenas Cicinho – único lateral direito disponível -, começou a partida. Na defesa, o volante Miqueias foi improvisado como zagueiro. Recém contratado, Arthur Sales fez a estreia. 

Sem chances de classificação no Nordestão, o Fluminense colocou em campo o time sub-20, mesclado com alguns reservas. Mesmo assim, o Bahia repetiu velhos erros e criou muito pouco na primeira etapa.   

Apesar de utilizar uma equipe alternativa, o tricolor manteve o seu estilo, tentando propor o jogo. Nos primeiros minutos o Esquadrão não conseguiu articular as jogadas pelo meio-campo e abusou dos lançamentos desde a defesa.

Aos poucos o time conseguiu colocar a bola no chão. Com mais posse, o Esquadrão ocupou o campo ofensivo, mas quase não incomodou o goleiro Gabriel.  

Já o Fluminense aproveitou a linha alta do Bahia para apostar no contra-ataque. O time piauiense conseguiu a primeira grande chance da partida em uma descida rápida. Mateus Claus defendeu o chute de  Lucas Manga. 

O Flu, aliás, levou mais perigo no primeiro tempo diante de um Bahia pouco produtivo. Pelo lado direito, Cicinho e Kayky estiveram muito abaixo do esperado. Lá na frente, Arthur Sales tentou em lances individuais, mas não balançou as redes.  

FALHA DE CLAUS
O fraco desempenho do Bahia não fez o técnico Renato Paiva mudar a equipe no intervalo. E não demorou muito para o que se desenhou no primeiro tempo acontecer. Com apenas quatro minutos, Mateus Claus tentou driblar na pequena área, foi desarmado e Lucas Manga mandou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Fluminense. 

A derrota significava a eliminação do tricolor na primeira fase da Copa do Nordeste com uma rodada de antecedência. Por isso, Renato Paiva decidiu colocar alguns titulares em campo. Jacaré, Everaldo e Cauly entraram nas vagas de Cicinho, Mugni e Patrick Verhon.

O Bahia não apresentou um ganho de produção tão efetivo, mas conseguiu o empate. Ryan fez jogada individual e foi derrubado fora da área, mas o árbitro marcou pênalti. Everaldo cobrou e deixou tudo igual, aos 21 minutos. 

Quem esperava uma pressão tricolor em busca da virada se decepcionou. O Bahia até teve mais presença ofensiva do que no início da segunda etapa, mas também deu muitos espaços para o contra-ataque do Fluminense. No fim, restou apenas lamentar o empate e a queda antes das finais do Nordestão. 

FICHA TÉCNICA 

Fluminense 1×1 Bahia – Copa do Nordeste (7ª rodada) 

Fluminense: Gabriel Resende, Rian, Fagner, Biloca, Weverton e Lucas Manga (Gustavo Teodoro); Durkheim (Talyson), Natanael e Esmael (Muricy); Janderson e Samuel Rato (Stênio). Técnico: Totonho. 

Bahia: Mateus Claus, Cicinho (Jacaré), David Duarte, Miqueias e Ryan; Diego Rosa, Yago, Mugni (Cauly) e Patrick Verhon (Everaldo); Kayky (Goulart) e Arthur Sales (Everton). Técnico: Renato Paiva. 

Local: estádio Lindolfo Monteiro
Gols: Lucas Manga, aos 4 minutos, Everaldo, aos 21 do 2º tempo
Cartão amarelo: Lucas Manga, Esmael (Fluminense); Mateus Claus
Arbitragem: Denis da Silva Serafim, auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Ruan Luiz de Barros Silva (trio de Alagoas).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você