InícioLazer, vida e culturaEducaçãoO ensino do dever de casa e os desafios e soluções para...

O ensino do dever de casa e os desafios e soluções para uma aprendizagem colaborativa

As tarefas escolares, ferramentas valiosas para o processo de ensinoaprendizagem, podem se tornar um campo minado para famílias e alunos.

Frequentemente, pais e responsáveis se deparam com o desafio de auxiliar seus filhos na realização das atividades, enfrentando dificuldades que impactam negativamente a experiência educacional de ambos.

A rotina corrida dos pais, aliada à falta de familiaridade com os conteúdos específicos, torna o auxílio nas tarefas um desafio para este contexto, principalmente no que tange diferentes estilos de aprendizagem, gerando conflitos e frustrações durante a explicação das atividades.

A falta de comunicação clara entre pais, filhos e professores dificulta bastante esse acompanhamento do progresso escolar e a identificação de necessidades específicas dos alunos.

Se faz necessário construirmos uma ponte entre a família e a escola, superando assim as dificuldades no ensino das tarefas escolares, exigindo um esforço conjunto de famílias, escolas e alunos por meio da colaboração e do diálogo, permeando construir um ambiente de aprendizagem mais positivo e eficaz.

A paciência dos pais e responsáveis no ensino das tarefas escolares deve se basear em um ensino – aprendizado com afeto e respeito, é fundamental lembrar que cada aluno aprende em seu próprio ritmo e possui diferentes estilo, tarefas escolares, dúvidas e dificuldades podem surgir ao longo da trajetória, exigindo paciência e compreensão por parte dos pais e
responsáveis.

Ao valorizarmos o processo, promovendo a comunicação e incentivando a autonomia, podemos transformar as tarefas em oportunidades para o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos nossos alunos, visto que devemos incutir que a educação é uma responsabilidade compartilhada e com o objetivo principal de construirmos um futuro promissor para os nossos alunos.

Por | João Faustino Andrade Junior

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Senado discute proposta que pode privatizar terrenos da União

PEC quer que áreas ocupadas do litoral possam ser compradas por particulares mediante pagamento,...

Governo Lula planeja show em Brasília para arrecadar dinheiro para RS

IGO ESTRELA/METRÓPOLES 1 de 1 Chuvas e inundações no Rio Grande do Sul -...

Congresso analisa vetos às “saidinhas” e ao calendário de emendas

Deputados e senadores têm sessão conjunta na 3ª feira (28.mai); governistas estão otimistas com...

Deslizamento de terra deixou 2 mil soterrados em Papua Nova Guiné

Depois que uma agência da ONU apontou 670 pessoas mortas em deslizamento de terra...

Mais para você