InícioNotíciasPolíticaO mundo e as urnas (por Gustavo Krause)

O mundo e as urnas (por Gustavo Krause)

A democracia neste ano será submetida ao teste procedimental das eleições. Metade da população do planeta usará o instrumento clássico do processo político – o voto – para escolher representantes no plano regional, nacional e supranacional, no caso, dos 27 Estados-membros do Parlamento da União Europeia.

Com data marcada, são 31 pleitos, acrescidos de 27, sem data marcada,  que ocuparão o debate público sobre o cenário global. Os pleitos federais não ocorrerão em três dos dez países mais populosos do mundo: China, Nigéria e Brasil. Em contrapartida, as eleições americanas, confirmado o duelo Biden x Trump, produzirão importantes reflexos no mapa da geopolítica global.

Desde já, acadêmicos e jornalistas políticos trabalham incansavelmente na montagem de cenários, avaliando componentes que afetam diretamente nações e suas populações: a recessão democrática, as guerras, incendiando propostas de soluções pacíficas, a probabilidade de crises econômicas, financeiras, pandemia associadas ao agravamento da desigualdade social e o choque real das emergências climáticas que ultrapassam o terreno da imaginação e atinge todos os quadrantes da Terra.

O que, ao longo de décadas, se revezava como ciclos, decorre de escolhas antistabilshment que afetam instituições tradicionais entre elas, as que constituem a democracia liberal, sob o fogo cerrado do conflito ideológico, notadamente o avanço do populismo nutrido pelos dogmas da extrema direita e pelo uso devastador das redes sociais.

O avanço extremista, independentemente dos resultados das urnas, obtém considerável êxito ao influenciar o debate público. Atualmente, ocupa no continente europeu os governos da Itália, Polônia, Hungria, Holanda, Suécia e Finlândia (alianças parlamentares), França (Marine Le Pen e Éric Zemmour), Espanha (pesquisas apontam o Vox, herdeiro de Franco à frente do PSOE e quase empatado com o PP), Grécia (três partidos de direita com assento no Parlamento),  Parlamento Europeu (eleição que o ultranacionalismo extremista pode colocar em risco), o emblemático alemão, neonazista AfD e, saindo do continente europeu, a eleição americana.

Cerca de 2,5 bilhões de eleitores em quase 50 países exercerão a responsabilidade de fazer escolhas que impulsionem o mundo para uma trajetória com tendências mais positivas e capazes de enfrentar as fragilidades que comprometem a estabilidade global.

Mais uma vez, vale repetir, tudo depende das escolhas dos participantes do jogo político. As fragilidades do mundo contemporâneo são muitas, variadas e interconectadas. Não é necessário estabelecer uma lista de ameaças, crises, choques. Elas se entrelaçam no explosivo trinômio: democracia ameaçada, degradação ambiental e guerras que, mesmo localizadas, revelam um potencial destrutivo assustador.

Arrisco afirmar que a democracia é o alvo mais sensível e, ao mesmo, tempo protetor da nossa civilização. O valor da democracia é intrínseco afirma a Adam Przeworski, em recente artigo publicado na Folha, porque legitima a coletividade na escolha dos governos e gera a implementação de outro valor que é a paz civil. As eleições, devidamente livres e competitivas, são uma decisão democrática.

Esta é a força e a fragilidade de democracia. Convive com o inimigo que se disfarça de “democrata”. E gera expectativas em relação a valores extrínsecos, promessas de oferta de bem-estar, governo decente e eficiente, justiça ao alcance de todos, nem sempre cumpridas o que vem ampliando, notadamente, o crescimento da extrema-direita como expressão política e eleitoral.

Neste quadro, a retórica política anima o instinto autoritário nos atores que se propõem a propagar e encarnar o apelo messiânico do justiceiro. Viram tiranos caso as forças autenticamente democráticas ignorem alianças e um programa de reformas que deem alento ao futuro das pessoas.

Fazer previsões em política é um exercício de adivinhação. A grande referência na matéria, o polonês Adam Przeworski que define com simplicidade a democracia, “o regime em que as pessoas são livres para escolher e, inclusive, remover governos”, concluindo seu livro (Crises da Democracia. Ed. Schwarcz – RJ, 2019) de forma comedida: “Não acredito que a sobrevivência da democracia esteja em jogo na maioria dos países, mas não vejo nada que possa acabar com o nosso descontentamento atual. Ele não será aliviado por acontecimentos políticos ocasionais, ou pelo resultado de eleições futuras. A crise não é apenas política; tem raízes profundas na economia e na sociedade”.

Uma coisa é certa: a democracia está em crise quando punhos cerrados, pedras ou balas substituem os votos.

Gustavo Krause foi ministro da Fazenda 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Exclusivo: Gyselle Soares negocia participação em game show da Record

A Record já anunciou o novo programa de sua grade, Acerte ou Caia, que...

Onda de calor atinge seis estados brasileiros com alerta de perigo

Uma onda de calor com alerta de perigo está afetando seis estados do Brasil,...

Corpo com sinais de violência é encontrado em praia de Prado

Um corpo com sinais de violência foi encontrado nas areias do distrito de Cumuruxatiba,...

Temos que aprender a lidar com a extrema-direita, diz Haddad

Em entrevista, ministro da Fazenda faz críticas a Bolsonaro (PL) e diz que ex-presidente...

Mais para você