Luis Alvarenga
1 de 1 O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro – Foto: Luis AlvarengaEnquanto busca reforçar seu time de advogados com o filho de um ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, como mostrou a coluna, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também tem um petista com bom trânsito em Brasília entre seus defensores.
Trata-se de João Paulo Cunha, ex-deputado que presidiu a Câmara durante o primeiro mandato de Lula, entre 2003 e 2005, e foi um dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal no escândalo do mensalão.
Cunha é um dos advogados de Castro no habeas corpus movido no Supremo que, conforme publicou a coluna, pretende derrubar dois inquéritos que são fonte de dores de cabeça ao governador no STJ. Recentemente, por ordem do ministro Raul Araújo, ele teve os sigilos fiscal, bancário e telemático quebrados e seu irmão foi alvo de uma batida da Polícia Federal.
O pedido ao Supremo em nome de Cláudio Castro foi feito em agosto por João Paulo Cunha e outros dois advogados. O habeas corpus está nas mãos do ministro André Mendonça e tem parecer contrário da Procuradoria-Geral da República.
A pena imposta a João Paulo Cunha no mensalão, de 6 anos e 4 meses de prisão por corrupção passiva e peculato, foi perdoada pelo STF em 2016, com base em um indulto assinado pela então presidente Dilma Rousseff. Cunha segue filiado ao PT.
Quais assuntos você deseja receber?
Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
metropoles.com
Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?