InícioNotíciasSociedadeO que eu tenho que fazer para quitar minhas dívidas?

O que eu tenho que fazer para quitar minhas dívidas?

Você sabia que todos têm direito a negociar as suas dívidas, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor?  Quando esse direito não é respeitado, o consumidor pode acionar o  Procon.

Para realizar a negociação, você deve procurar o credor diretamente. Caso a proposta do credor não esteja de acordo com o que você pode pagar, é possível recusá-la e apresentar uma contraproposta com valores que caibam em seu orçamento.

Lembrando que a negociação depende de um acordo entre as partes.

Descobri que sou inadimplente. O que isso significa?

A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida até o dia do seu vencimento, ou seja, o inadimplente possui uma dívida em aberto.

Quando você fica inadimplente, seu nome pode ser inserido nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa ou SPC, entre outros. No entanto, quando quitar a sua dívida ou iniciar o pagamento de um parcelamento da mesma, seu nome será retirado dos órgãos de proteção ao crédito em até 5 dias.

Além disso, de acordo com o Código do Consumidor, após 5 anos com o nome inadimplente, ele será retirado dos registros dos órgãos de proteção ao crédito.

Eu tenho a obrigação jurídica de pagar minhas dívidas?

Existe um conjunto de normas que trata das relações jurídicas entre o sujeito ativo (credor) e o sujeito passivo (devedor), quaisquer que sejam. Essas normas são conhecidas como Direito das Obrigações.

Desse modo, o credor e o devedor possuem um vínculo jurídico, a obrigação, cujo objetivo é criar e fornecer meios para o pagamento da dívida. Quando isso não acontece, são estipuladas penas para aquele que descumpriu as normas da obrigação.

Portanto, você é, sim, obrigado a pagar suas dívidas.

Eu posso financiar minha dívida?

Em casos de inadimplência, outras formas de efetuar o pagamento das dívidas pode surgir, como o financiamento.

Nesse caso, o valor total da dívida mais o acréscimo dos juros é parcelado em x vezes, para que a pessoa devedora possa pagar a sua dívida aos poucos.

Entretanto, o credor não é obrigado a prestar o serviço de parcelamento da dívida, uma vez que não existe lei que obrigue a oferta desse serviço. Da mesma forma, você também não é obrigado a quitar sua dívida da forma que o credor exige.

Se restou algum dúvida ou necessita de mais informações entre em contato conosco clicando aqui para que nossos advogados especialistas possam te ajudar.

Por | VLV Advogados

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Djokovic revela que nunca foi amigo de Rafael Nadal

Um dos maiores nomes na história do tênis mundial, Novak Djokovic comentou sobre o...

Indiciamento de Bolsonaro repercute entre políticos e autoridades

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, acusadas pela Polícia Federal...

Haddad anuncia bloqueio de R$ 5 bilhões no Orçamento de 2024

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou um bloqueio de aproximadamente R$ 5 bilhões...

Bradesco é condenado por discriminação em “brincadeiras” sobre anticoncepcional para bancárias na Bahia

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) reconheceu uma conduta...

Mais para você