InícioEditorialPolítica NacionalOposição acusa governo Lula de omissão sobre ministro do GSI no 8...

Oposição acusa governo Lula de omissão sobre ministro do GSI no 8 de Janeiro e pede providências

Até o momento, governo federal não se manifestou sobre o caso; GSI diz que abriu sindicância para apurar eventual irregularidade na conduta dos agentes

FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias

Após a divulgação de imagens que mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto durante os atos de 8 de Janeiro, parlamentares da oposição acusam o governo federal de omissão por supostamente acobertar a atuação chefe do GSI e pedem investigação. Nas redes sociais, as manifestações provocam a necessidade da instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos do dia 8 de janeiro. “A CPMI precisa acontecer para apurarmos a ações e omissões do que ocorreu no dia 8 de janeiro”, escreveu o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado. “Agora está explicado porque o governo quer evitar a qualquer custo a CPMI dos atos de 8/1”, disse a deputada federal Bia Kicis (PL-DF). “É por isso que queriam esconder as imagens e por isso não querem a CPMI”, criticou o deputado Carlos Jordy (PL-RJ)

Na terça-feira, 18, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB-MG) adiou a sessão no Congresso onde seria feita a leitura para a instalação da CPMI, após reunião com lideres. O governo tenta convencer parlamentares a retirar assinaturas a favor da instalação da comissão. “(Os vídeos) expõem um fato gravíssimo e exigem apuração rigorosa. E reforça a urgência da instalação da CPMI do 8/1, que vem sendo barrigada no Congresso”, disse o deputado federal Mendonça Filho (União-PE).

Nas imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, obtidas pela Jovem Pan, Gonçalves Dias aparece à paisana no terceiro andar do edifício, na antessala do gabinete presidencial, aparentemente auxiliando outros militares do GSI na retirada de manifestantes do local para o segundo andar. Até o momento, nenhuma autoridade do governo federal se pronunciou sobre a divulgação dos vídeos. Em nota, o GSI justificou que os agentes estariam tentando evacuar o quarto e o terceiro andar do edifício, concentrando os manifestantes no segundo andar, e que abriu sindicância para apurar eventual irregularidade na conduta dos agentes. Mais cedo, após a divulgação das imagens, o chefe do GSI faltou em audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, onde a presença dele já estava prevista, alegando “problemas de saúde”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você