InícioEditorialPolítica NacionalPacheco e Lira atribuem melhora de imagem do Congresso a projetos aprovados

Pacheco e Lira atribuem melhora de imagem do Congresso a projetos aprovados

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) 27 de março de 2024 | 21:15

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), creditou a melhora na imagem do Congresso apontada por pesquisa do Datafolha a propostas aprovadas nos últimos anos, como as reformas trabalhista, previdenciária e tributária —as duas primeiras são alvos de críticas do presidente Lula (PT).

Já presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que o resultado do levantamento é “estimulante e gratificante” e indica que os parlamentares estão no caminho certo, com o “fortalecimento do Legislativo”.

A pesquisa registrou a melhor avaliação do Congresso em quase 21 anos. Segundo o Datafolha, 22% aprovam o trabalho de deputados e senadores, ante 23% que desaprovam e 53% que o veem como regular.

Houve dois outros momentos na série em que a aprovação estava nesta casa, 25% em novembro de 2010 e 22% em abril de 2019. Mas as rejeições eram maiores, 30% e 32%, respectivamente.

Pacheco afirmou que o Parlamento ainda tem “muito a fazer, como rediscutir o instituto da reeleição”, outro projeto criticado por Lula.

“Há um reconhecimento do trabalho que estamos realizando para aprovar as leis de interesse do Brasil e dos brasileiros”, disse Lira por meio de nota.

O presidente da Câmara afirmou ainda que a Casa aprovou uma pauta afirmativa e citou temas como a reforma tributária, o marco legal das garantias e o novo arcabouço fiscal, “graças ao apoio dos deputados federais e do colégio de líderes incansáveis na discussão para o aprimoramento dos textos”.

Pacheco, por sua vez, disse que o Parlamento entrega projetos que “verdadeiramente interessam ao Brasil”.

“Ao contrário de discussões vazias pelas redes sociais, que só servem para ampliar o ódio e passar a falsa impressão de trabalho, o Congresso tem histórico de serviços prestados”, afirmou.

O presidente do Senado citou também aprovação de marcos, como do saneamento, das ferrovias e da cabotagem, e outras leis, como a Paulo Gustavo e a Aldir Blanco. “No esporte, aprovamos a Lei Geral do Esporte e a SAF, que salvou o futebol brasileiro da falência.”

Segundo o senador, há temas que ainda precisam ser apreciados e que não podem cair na polarização que divide o país.

“Acima de tudo, não podemos permitir que uma discussão sobre o combate à fome, ao desemprego, à falta de moradia, de saúde, de educação e de segurança seja colocada como uma questão de extrema direita ou de extrema esquerda. O Brasil é um só e os problemas dizem respeito a todos”.

O nível combinado de aprovação e rejeição que as Casas comandadas por Pacheco e Lira é o mais favorável desde a pesquisa de dezembro de 2003, quando o ótimo/bom era de 24% e o ruim/péssimo, de 22%.

Em comparação com a mesma etapa da legislatura anterior, em maio de 2020 a aprovação era semelhante, 18%, mas a reprovação chegava a 32%.

A pesquisa atual mostra uma diferença abrupta de percepção ante a imediatamente anterior, de dezembro de 2023. A avaliação negativa do trabalho congressual despenca de 35% para 23%, enquanto a positiva tem uma subida mais discreta, de 18% para 22%. O regular sobe também, dez pontos.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 147 cidades do Brasil nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou menos.

Matheus Teixeira/Victoria Azevedo/Folhapress

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

Mais para você