InícioEditorialPolítica NacionalPartidos apresentam ação no STF para fazer valer decisão do Congresso sobre...

Partidos apresentam ação no STF para fazer valer decisão do Congresso sobre o marco temporal

O PL (Partido Liberal), o PP (Partido Progressista) e o Republicanos apresentaram uma ação ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira, 28, com o objetivo de assegurar a efetividade do projeto de lei que estabelece a tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. De acordo com essa tese, os indígenas só teriam direito às terras que estavam em sua posse até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época. No dia 14 deste mês, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco temporal. A lei foi promulgada por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, nesta quinta-feira, 28. Antes dessa decisão dos parlamentares, o Supremo já havia se posicionado contra o marco. Essa decisão da Corte foi utilizada pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.

Na ação encaminhada ao STF, os partidos argumentam que o Congresso exerceu sua competência legislativa ao validar o marco temporal. Segundo eles, em um contexto de discordância entre os poderes sobre um determinado conteúdo normativo, a palavra final em um regime democrático deve ser do Poder Legislativo, que é a verdadeira casa da democracia. O ministro Gilmar Mendes foi escolhido por meio de sorteio eletrônico para relatar a ação no Supremo Tribunal Federal. Não há um prazo definido para a decisão. Após a sessão do Congresso que derrubou o veto ao marco temporal, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) anunciou que irá protocolar uma ação no STF para garantir a prevalência do veto presidencial.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Incluencer que vende conteúdo sobre psicologia usa diploma falso

Dona de um perfil no Instagram com 70 mil seguidores, Gabriela Sayago faz sucesso...

Segredos sagrados? Fatos sobres papas chocantes que quase ninguém sabe!

O Papa, ou Sumo Pontífice, é o membro mais alto da Igreja Católica. Durante...

ONU envia carta ao Brasil cobrando postura sobre tragédia em Mariana

iG São PauloDesde o ocorrido, organização afirma que governo brasileiro não está sendo transparente...

Lula deseja ‘boa sorte’ para candidatos do Enem 2024

Nas primeiras horas do dia, o presidente Lula publicou uma mensagem nas redes...

Mais para você