InícioNotíciasPolicialPassageiro relata prejuízo após choque de ferries: 'Nunca vi uma manobra dessa'

Passageiro relata prejuízo após choque de ferries: ‘Nunca vi uma manobra dessa’

Após dois ferries colidirem no início da tarde dessa segunda-feira (6) no Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, o professor Vitor Hugo Conceição, 40 anos, estava incrédulo. Ele teve a moto rebocada depois que o veículo caiu com o choque das embarcações. 

“Sou morador da Ilha desde os 8 anos de idade e nunca vi uma manobra dessa na saída do ferry. Logo após a batida, houve um efeito dominó e uma moto saiu derrubando a outra. A minha caiu e ainda bateu no carro de outra pessoa. Liguei para o seguro porque eu não estava me sentindo confiante para poder pilotar, até porque tinha danificado a carenagem, a embreagem, o retrovisor e meu capacete”, relatou ao CORREIO. 

Após duas horas de espera pelo reboque, Vitor voltou para casa a pé. Inconformado, ele afirma que o erro que ocasionou o acidente não foi normal. “Nessa manobra, o ferryboat que está saindo dá a ré, vira de frente e sai aberto. O ferry que está encostado, esperando para atracar, vem por dentro. Hoje [ontem], quem estava pilotando o Maria Bethânia veio por fora e depois se pôs na frente do ferry [Pinheiro]. Não entendi nada”, reiterou.

Momento em que passageiros correm após a batida (Foto: Reprodução)

O professor ainda conta que o impacto para os pedestres não foi tão grande, mas que o incidente assustou. “Achei que ia ser pior, mas, graças a Deus, o Pinheiro só furou a lateral do outro ferry. Foi praticamente no convés. Se fosse na parte inferior, poderia afundar o Maria Bethânia”, acredita.

Segundo a Internacional Travessias Salvador (ITS), empresa responsável pela operação, a causa do incidente envolvendo os ferries Maria Bethânia e Pinheiro foi um “erro de aproximação na manobra do ferry Pinheiro”, o que acabou causando o choque. A empresa afirmou que o incidente não teve maiores danos e a ocorrência está sendo investigada. Nas redes sociais, vídeos mostram o momento do choque, com passageiros assustados, correndo. Com a batida, as motos caem.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) não indicou motivação para o incidente, alegando que suas causas ainda estão sendo apuradas.

Inquérito
Já a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informou que irá instaurar um inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.

Com a colisão, o ferry Maria Bethânia teve o casco perfurado, mas seguiu viagem até Salvador. De acordo com a ITS, esse foi o primeiro episódio de colisão entre ferries da concessionária.

Depois de ter afirmado, logo após o incidente, por volta do meio-dia, que os barcos não sofreram avarias e que três embarcações estavam operando normalmente, a ITS confirmou no final da tarde que o Maria Bethânia estava fora de operação. Apenas os ferries Zumbi dos Palmares e o Pinheiro funcionaram na tarde e início da noite dessa segunda, com fluxo maior de passageiros na Ilha de Itaparica, onde o tempo estimado de espera foi de 3h a 3h30.

* Com orientação da subeditora Tharsila Prates

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

Certos fetiches deixaram de ser tabus ao serem abordados em filmes como 'Cinquenta Tons...

Lucas Lima se manifesta e ironiza suposta dívida de condomínio

Lucas Lima decidiu usar as redes sociais para se manifestar sobre uma suposta dívida...

Hackers usam IA para fraudar reconhecimento facial

Uma nova e sofisticada ferramenta de deepfake está circulando na dark web, permitindo que...

Mais para você