InícioEditorialEconomiaPetrobras aumenta preço do querosene de aviação em 11,4%

Petrobras aumenta preço do querosene de aviação em 11,4%

A Petrobras elevou o preço médio do querosene de aviação em 11,4%. O combustível é utilizado por aviões de grande porte e o reajuste deverá impactar no valor final das passagens aéreas, que já subiram 9,48% no mês de abril, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A correção foi anunciada nesta quinta-feira (2), mas está valendo desde quarta.

Em nota, a Petrobras afirmou que os preços de venda do querosene buscam o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima ou para baixo.

Além disso, a companhia explicou que os preços de comercialização são ajustados mensalmente, segundo fórmula contratual negociada pelo setor. No entanto, segundo a petroleira, o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores do combustível.

Em reposta ao novo aumento, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) divulgou uma nota em que protesta contra a precificação total do combustível em dólar, já que a produção nacional do querosene de aviação é superior a 90%.

De acordo com a Abear, o preço praticado no país chega a ser 40% superior ao da média global. E de 1º de janeiro a 1º de junho, o combustível já acumula alta de 64,3%.

Ainda segundo a associação, o querosene de avião corresponde a mais de dois terços dos custos totais da companhia, o que explica o reflexo nos preços das passagens.

Economia Empresas do setor reclamam de política de precificação da estatal Rio de Janeiro 03/06/2022 – 10:57 Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela Tâmara Freire – repórter da Rádio Nacional querosene de aviação alta dos combustíveis Passagen aéreas sexta-feira, 3 Junho, 2022 – 10:57 108:00

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PF prende empresário e servidores por supostas fraudes em licitações

Reprodução/Polícia Federal 1 de 1 Foto colorida de dinheiro apreendido pela PF em Roraima...

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de...

Lira diz que setores vitais terão tratamento diferenciado na reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, neste sábado (27), que...

Grêmio goleia Avai/Kindermann por 6 a 0 no Brasileirão Feminino

As gurias do Grêmio deram um show na manhã deste sábado (27). Jogando no...

Mais para você