InícioNotíciasPolíticaPF acha indícios de novo esquema de espionagem de servidores da Abin

PF acha indícios de novo esquema de espionagem de servidores da Abin

A Polícia Federal (PF) encontrou indícios de novo esquema de espionagem realizado por servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Um programa de invasão de computadores teria sido utilizado para acessar todo o conteúdo privado dos alvos, segundo informações do G1.

Os investigadores encontraram os softwares nos equipamentos apreendidos na Operação Última Milha, deflagrada na sexta-feira (20/10). Os servidores da Abin são suspeitos de rastrear celular sem autorização judicial.

No novo esquema, era utilizada uma ferramenta de invasão por meio de um malware que acessava todo o conteúdo dos computadores. O ingresso ilegal ocorria por meio do disparo de um e-mail, mensagem de texto ou até mesmo por acesso físico à máquina, como conectar um pen-drive.

A Polícia Federal ainda não informou o número de computadores infectados e espionados. A investigação segue sob sigilo.

Georreferenciação O primeiro esquema revelado pela PF aponta que os servidores da Abin teriam realizado, aproximadamente, 33 mil acessos em relação a aparelhos telefônicos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), jornalistas, servidores públicos, políticos e outros.

A PF cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e duas prisões preventivas em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

A ferramenta utilizada para acessar o sistema de georreferenciação de alvos foi adquirida pelo ex-presidente Michel Temer, em dezembro de 2018, para ter acesso à localização de criminosos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dia Mundial da Educação: A educação no Brasil tem jeito?

O Dia Mundial da Educação é comemorado 28 de abril. A celebração desta data...

Câmara exclui vídeo da participação de Felipe Neto em debate

Na ocasião, o influenciador digital se referiu ao presidente da Casa Baixa, Arthur Lira,...

Dino marca conciliação em caso de calúnia de Kajuru contra Gilmar

O ministro Flávio Dino, do STF, marcou para 29 de maio uma audiência de...

Wikipedia pode derrubar página de pré-candidata do Novo a SP pela 3ª vez

Enciclopédia digital diz que biografia de Marina Helena não atende a critérios de relevância;...

Mais para você