InícioEditorialPolítica NacionalPF vai ouvir Monark por desinformação sobre atos do 8 de Janeiro

PF vai ouvir Monark por desinformação sobre atos do 8 de Janeiro

Em decisão publicada nesta quarta-feira, 21, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal convoque o influenciador digital Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, para depoimento em até 10 dias, a contar da data de acesso aos autos do processo. A decisão foi tomada no âmbito do inquérito do processo que investiga os atos ocorridos em 8 de Janeiro em Brasília. Na última semana, o ministro suspendeu as redes sociais de Monark, acusado de disseminar fake news sobre a atuação do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento da determinação.

A decisão de Moraes ocorre após pedido de Monark para ter acesso aos autos. “Bruno Monteiro Aiub (…) “acesso à íntegra dos autos, de todos os seus apensos, bem como de outros inquéritos correlatos que eventualmente tenham dado causa à sua instauração, para que somente a partir de então possa ser designada nova data para a colheita dos seus esclarecimentos, nos termos do artigo 5º, incisos LV e LXIII, da Constituição Federal, da Súmula Vinculante nº 14, desse C. Supremo Tribunal Federal, bem como do artigo 7º, incisos XIV e XXI, do Estatuto da Advocacia”, diz a decisão.

No mesmo processo, são investigados o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e secretário de Segurança do DF à época dos atos, Anderson Torres. Ibaneis foi afastado do cargo, mas reconduzido por decisão judicial, enquanto Torres permaneceu preso por quatro meses devido a suposto envolvimento na articulação dos atos ocorridos em 8 de Janeiro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Mais para você