Com a chegada da nova PlayStation Plus, a Sony já foi muito questionada sobre se seu novo serviço utilizaria a mesma estratégia do Xbox Game Pass ao colocar seus próprios jogos (first-party) lá no dia do lançamento. Entretanto, até mesmo Jym Ryan já mencionou em março deste ano que a empresa não planeja colocar seus títulos no lançamento dentro do serviço.
Mas para sanar as dúvidas de vez, o diretor financeira da Sony deu uma declaração confirmando o que algumas pessoas já achavam. Ele disse que se a Sony seguir o modelo da Microsoft com o Game Pass, isso poderia resultar em menos recursos alocados para seus próprios títulos, o que por consequência geraria uma queda na qualidade deles.
“Sobre os títulos AAA no PlayStation 5, se os distribuirmos no serviço de assinatura, talvez precisemos diminuir o investimento necessário para isso. Isso vai deteriorar a qualidade do título original e essa é a nossa preocupação.
Portanto, queremos ter certeza de que gastamos os custos de desenvolvimento apropriados para que produtos e títulos sólidos sejam introduzidos da maneira certa.”
Então podemos esperar que nunca ou nem tão cedo os jogos entrem no serviço no lançamento como no Game Pass, pois eles querem garantir que o valor que é investido em seus estúdios continue sendo feito neles e que não seja realocado para a PlayStation Plus.