InícioEditorialPolítica NacionalPolícia Federal faz busca contra Alexandre Ramagem para apurar caso de espionagem...

Polícia Federal faz busca contra Alexandre Ramagem para apurar caso de espionagem ilegal

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira, 25, operação de busca e apreensão no âmbito da investigação que apura o uso de um sistema de geolocalização para monitoramento ilegal de autoridades pela Agência Brasileira de Inteligência na gestão de Alexandre Ramagem (PL-RJ). Policiais federais estiveram agora pela manhã no gabinete do deputado federal e em seus endereços residenciais. Outros policiais e oficiais de inteligência também são investigados, mas os nomes ainda não foram divulgados. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, sendo um desdobramento de outra deflagrada em outubro passado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Caso os crimes sejam comprovados, os suspeitos poderão responder por invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas ou telemáticas sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. Em 2023, a Polícia Federal já havia descoberto indícios do uso de outras ferramentas de espionagem ilegal por servidores da Abin, incluindo um programa de invasão de computadores que permitia acesso a conteúdos privados dos alvos.

No ano passado, as investigações da PF revelaram que um sistema de geolocalização, chamado FirstMile, teria sido utilizado em monitoramentos ilegais mais de 30 mil vezes num período de dois anos e meio. Entre os alvos estariam ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Gilmar Mendes, o ministro da Educação, Camilo Santana, além de jornalistas e adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro. O software foi adquirido nos últimos meses do governo de Michel Temer.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Nikki Haley vence primárias republicanas na capital dos EUA

Conquista no distrito de Columbia é a 1ª da ex-representante do país na ONU...

Equipe de Pitel rebate acusações de ex-mulher de Lucas, Camila Moura

Após a ex-mulher de Lucas Henrique, o Buda, soltar o verbo nas redes sociais...

Quem é o brasileiro suspeito de planejar ataques a judeus no DF

Goiânia – Investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) descobriram que o grupo terrorista libanês Hezbollah recrutou brasileiros para ataques...

Mais para você