InícioEditorialPolícia Federal faz operação contra caça ilegal de mico-leão-dourado no RJ

Polícia Federal faz operação contra caça ilegal de mico-leão-dourado no RJ

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram na manhã desta sexta-feira, 1°, a Operação Anhangá, com o objetivo de combater a caça ilegal de micos-leões-dourados, no interior do Rio de Janeiro. As investigações tiveram início em novembro de 2023, e foram motivadas pelo encontro de armadilhas, para captura do animal em área de proteção ambiental federal, na cidade de Rio Bonito. A PF ressalta que a espécie, atualmente ameaçada de extinção, só é encontrada na natureza nesta região, particularmente nos municípios de Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Durante a operação desta sexta, os policiais da Delegacia de Meio Ambiente (DMA/RJ) cumpriram três mandados de busca e apreensão, no município de Magé, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói. O suspeito atua como traficante e comerciante ilegal de animais silvestres e ameaçados de extinção e tem histórico de crimes ambientais desde 2001. A Justiça determinou também a monitoração eletrônica dos suspeitos e a proibição de acesso ou frequência a unidades de conservação e seu entorno. Os investigados vão responder pela caça, transporte clandestino, manutenção de animais em cativeiro, maus-tratos e receptação qualificada. A PF informou que há possibilidade de aumento de pena, considerando que o crime é decorrente de caça profissional, praticado contra espécie ameaçada de extinção.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Padilha e Rui Costa se reúnem com vice-líderes para tratar de vetos

Encontro será realizado na casa de um dos vice-líderes, deputado Emanuel Pinheiro; momento é...

Padilha diz que governo quer liberar parte dos R$ 5,6 bilhões em emendas vetados por Lula

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha...

Boletim semanal de arboviroses – 14 a 20/04

Entre os dias 14 e 20 de abril, a Secretaria de Saúde da Prefeitura...

Após vídeos com manobras ilegais, influencer tem moto apreendida no DF

Após divulgar vídeos fazendo manobras perigosas, ilegais e zombando de policias, sobre uma moto...

Mais para você