São Paulo — Após perder as eleições municipais de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, para a candidata Mara Bertaiolli (PL), no último domingo (6/9), o atual prefeito Caio Cunha (Podemos) postou em suas redes sociais um post com a frase “é melhor perder de pé do que ganhar de quatro”.
A frase foi interpretada como “uma expressão machista, misógina e totalmente desrespeitosa” pela câmara municipal de Mogi das Cruzes em uma nota de repúdio assinada pelos vereadores da cidade.
No documento, os parlamentares dizem que a frase “não desrespeita somente as mulheres, mas também perpetua estereótipos negativos e reforça uma cultura machista”.
Na sequência do post, Caio Cunha publicou um vídeo pedindo desculpas pelo ocorrido e negando a interpretação feita pela câmara. Alertado pela filha, o atual prefeito se direcionou a futura administradora dizendo que não teve a intenção de dizer “nada do tipo”.
De maneira escrita, Caio Cunha disse que se referia a própria condição de “perder a eleição sem se submeter as velhas práticas políticas eleitoreiras”.
Segundo a explicação do executivo, a frase postado “expressa a ideia que é preferível perder com dignidade, mantendo a honra e os princípios, do que vencer de maneira submissa, humilhante ou desonrada”.