InícioNotíciasPolíticaPrefeitura de Itamaraju inaugura unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de...

Prefeitura de Itamaraju inaugura unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no bairro Cristo Redentor

 

A Prefeitura Municipal de Itamaraju por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou na tarde desta quarta-feira (14/06), a nova unidade do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, situada na Rua Ibirapitanga, no bairro Cristo Redentor, na zona oeste da cidade. O novo espaço passa a oferecer uma ampla variedade de atividades em grupo, com o objetivo de prevenir situações de risco social e, além disso, representa uma conquista significativa para a comunidade local e reforça o compromisso do município com o desenvolvimento social e o bem-estar dos seus moradores.

Na cerimônia de inauguração, além da presença do prefeito Marcelo Angênica e da secretária Municipal de Assistência Social, primeira-dama Fabiana Angênica, também contou com a presença dos demais secretários municipais: Léo Oss (administração); Gustavo Souto (Cultura e Esportes); Semildes Pereira, o “Bida” (Governo); Ivan Favaratto Filho (Agricultura e Meio Ambiente), José Ferreira Filho, o “Professor Ferreirinha” (Educação); Luiz Fábio Lopes (Saúde); Jorge Almeida (presidente do Diretório Municipal do PSDB. Houve no local apresentações culturais, brinquedos, pula-pula e distribuição de guloseimas para as crianças do bairro.

A secretária Municipal de Assistência Social, Fabiana Angênica, disse que a iniciativa é um passo importante para fortalecer ainda mais a comunidade social de Itamaraju e que o novo espaço foi projetado para que os seus usuários se sintam bem acolhidos, valorizados, ouvidos e encorajados a desenvolver seus talentos, pois o SCFV proporciona o desenvolvimento de habilidades e talentos individuais, o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção da socialização e convivência comunitária. E que sua abertura representa um marco importante na política social do município e reflete o comprometimento da Prefeitura Municipal em investir em ações que promovam o bem-estar e a coesão social.

“A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) é uma política de proteção social e deve garantir três tipos de segurança: segurança de sobrevivência, segurança de acolhida e segurança de convívio. A segurança de convívio, está relacionada à vivência ou ao convívio familiar. Essa convivência familiar e comunitária é um dos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) executados nos CRAS e, também, no Centro de Convivência. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma unidade pública de assistência social, destinada ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social”, explicou secretária de Assistência Social Fabiana Angênica.

O prefeito Marcelo Angênica ressaltou que no bairro Cristo Redentor já foram muitos os investimentos nesta sua atual gestão e que o SCFV trata-se de um espaço que promove atividades em grupo e está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), podendo ser administrados tanto pelo poder público quanto por entidades sociais. “A construção da concepção e fortalecimento de vínculos no âmbito do SUAS é um grande desafio no que se refere a vulnerabilidade social. Significa combater as desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento humano. Dessa forma, a Proteção Social Básica trabalha com a garantia da segurança de convívio, acolhida e sobrevivência. Ou seja, busca construir coletivamente alternativas de enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social”, esclareceu o prefeito.

O presidente do PSDB de Itamaraju, o empresário Jorge Almeida, destacou a relevância do SCFV no bairro Cristo Redentor como uma iniciativa que promove a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos entre os moradores, demonstrando seu apoio às ações voltadas para o bem-estar da população. E enalteceu a figura do prefeito Marcelo Angênica pelo compromisso da Prefeitura Municipal em atender às necessidades da cidade e promover a igualdade de oportunidades para todos. Já a vereadora Dalcy Rodrigues de Souza Dias, a “Dal do Cristo” (PC do B), que reside no bairro e lhe tem como reduto eleitoral, disse que a inauguração do SCFV no bairro Cristo Redentor representa mais um passo em direção às necessidades da comunidade de Itamaraju, pois o espaço oferecerá à população a se encorajar a participar e usufruir dos diversos programas e facilidades oferecidos pelo novo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Por | Ascom PMI

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro ofereceu apoio jurídico a jornalista português preso pela PF

Sérgio Tavares foi detido no aeroporto de Guarulhos neste domingo (25.fev) por problemas no...

Apoiadores atendem Bolsonaro e vão à Paulista sem faixas contra o STF

São Paulo — Os milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que se aglomeram...

Movimentação aumenta e milhares se juntam na Avenida Paulista

Milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aguardam a chegada do político e...

Mais para você