InícioEditorialPrefeitura facilita emissão de alvará de viabilidade para 405 atividades em Salvador

Prefeitura facilita emissão de alvará de viabilidade para 405 atividades em Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Fazenda (Sefaz), revisou os critérios de classificação de risco de diversas atividades econômicas. Um decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (29) amplia de 149 para 405 o número de tipos de negócios considerados de “baixo risco A”.

Com a medida, mais empresas poderão ser abertas automaticamente pela administração municipal, dispensando a análise manual de viabilidade. A avaliação automática beneficiará diversos segmentos, como escritórios de advocacia, agências de publicidade, comércios varejistas, entre outros. 

“A alteração dos critérios de classificação de risco das atividades econômicas busca reduzir a burocracia e acelerar o processo de abertura de empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade”, destaca o titular da Sedur, João Xavier. 

Agora, o cidadão que desejar abrir uma empresa deverá fazer o pedido no site da Junta Comercial da Bahia (Juceb), através do Sistema de Registro Integrado (Regin), que enviará simultaneamente os dados de viabilidade do nome, descrição do objeto social e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) fiscal à Juceb e, em seguida, encaminhará a viabilidade de localização para a Sedur – que, no caso da classificação “baixo risco A”, acontecerá de maneira automática. 

Para a secretária da Fazenda, Giovanna Victer, a ação corrobora para o crescimento da cidade.  “A ação faz parte de um projeto ampliado de crescimento e desenvolvimento da cidade, que possibilitará maiores investimentos e o crescimento da economia do município”, afirma.

A lista com a relação das atividades econômicas que serão beneficiadas com a revisão da classificação de riscos pode ser consultada através dos sites.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Mauro Cid afirma que “pisou na bola” sobre áudios vazados

Em gravações, o tenente-coronel diz que foi “coagido” a delatar Bolsonaro e critica Moraes...

Governo Lula prorroga até junho uso das Forças Armadas em portos e aeroportos de RJ e SP

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil Forças Armadas no Porto do Rio de Janeiro 03 de...

Entorno: o que diz a lei sobre aumento de salários em ano eleitoral

Os municípios de Novo Gama e Formosa, no Entorno do Distrito Federal, aprovaram recentemente...

Enchente histórica em Porto Alegre afeta serviços públicos e deixa 4.000 residências sem água e luz

Com as chuvas intensas no Rio Grande do Sul, o rio Guaíba atingiu 4,58...

Mais para você