InícioEditorialPolítica NacionalPresidente da Fiesp pede IVA máximo de 25% na reforma em evento...

Presidente da Fiesp pede IVA máximo de 25% na reforma em evento com Pacheco e Lira

Em evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e Arthur Lira (PP) ouviram demandas do setor industrial em relação à reforma tributária, aprovada pelos deputados e que agora tramita na Casa Alta. Entre os apelos, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, defendeu a fixação de um percentual máximo para a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) aplicada ao setor: “Nós não podemos permitir que a indústria venha a ser onerada e indústria não quer nenhuma exceção, só quer que a alíquota máxima se situe no patamar de 25%”. Em resposta, Pacheco apenas sinalizou que o Senado tende a estabelecer um teto para a alíquota e disse, em tom de brincadeira, que questão está nas mãos do relator da matéria: “De fato é uma expressão engraçada que foi usada pelo senador Eduardo Braga (MDB) de ‘tetar’, referindo-se a inserir um teto”.

“À míngua de uma informação mais exata em relação ao que efetivamente representa a reforma tributária e a instituição deste imposto único, em termos de carga tributária, seria recomendável na ótica dele que houvesse um limite desde já imposto pela Constituição em relação à alíquota. Obviamente que essa é uma consideração ainda muito incipiente, ainda não decidida e que, evidentemente, vai ser objeto de um profundo diálogo”, explicou Pacheco. No dia 29 de agosto, todos os governadores da federação são esperados para um debate, em Brasília, sobre o aperfeiçoamento da reforma tributária. O relator pretende colocar a matéria para ser votada em plenário do Senado no dia 4 de outubro.

*Com informações do repórter Daniel Lian

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL não decidiu quem apoiará para comandar Câmara e Senado, diz Valdemar

Presidente do partido de Jair Bolsonaro nega que condiciona apoio a eventual anistia para...

Com mais chuvas, bloqueios aumentam em rodovias do Rio Grande do Sul

O número de trechos com bloqueios parciais ou totais em rodovias estaduais do Rio...

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo...

Bolsonaro tem “evolução”, mas segue sem previsão de alta

Presidente está internado em São Paulo para tratar uma erisipela em sua perna esquerda ...

Mais para você