InícioEditorialPolítica NacionalPresidente do PSOL na Bahia defende casal de militantes preso sob suspeita...

Presidente do PSOL na Bahia defende casal de militantes preso sob suspeita de furto no aeroporto

Foto: Divulgação

Ronaldo Mansur 01 de maio de 2024 | 08:15

O presidente do PSOL na Bahia, Ronaldo Mansur, emitiu nota em defesa do casal de militantes presos sob suspeita de terem furtado dois celulares e um relógio no Aeroporto de Salvador. No texto, ele afirma que “nossos companheiros foram detidos quando, em boa fé, buscavam pessoas que haviam esquecidos pertences na esteira no Raio-X para devolvê-los”.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o homem aparece retirando os objetos do local e saindo com a mulher. Momentos depois, a dupla foi identificada e presa pela Polícia Federal em flagrante antes do embarque.

Confira a nota do presidente do PSOL:

“O PSOL manifesta seu mais profundo repúdio a prisão ilícita e injusta de seus militantes ocorrida no Aeroporto Internacional de Salvador.

Nossos companheiros estavam a caminho de suas casas depois de participarem do II Encontro Nacional de Negras e Negros de nosso partido.

Durante três dias, centenas de militantes de todo o Brasil estiveram reunidos para debater e traçar estratégias para combater o racismo em nosso país, que se manifesta em todas as esferas da vida, com destaque para o sistema de justiça criminal, que encarcera em massa o povo negro brasileiro.

O ocorrido na noite de domingo é mais um episódio do racismo que estrutura esse sistema.

Nossos companheiros foram detidos quando, em boa fé, buscavam pessoas que haviam esquecidos pertences na esteira no Raio-X para devolvê-los. Antes que pudessem alcançá-los, foram abordados e acusados sumariamente de furto qualificado. Conduzidos pela Polícia Federal à Polícia Civil, foram ouvidos e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória.

Não bastasse toda a situação em si, é inadmissível que uma parte das imagens das câmeras de segurança do aeroporto tenham sido fornecidas a imprensa antes mesmo de terem sido juntadas ao inquérito, expondo-os a uma situação vexatória e absolutamente ilegal.

Chama atenção que a divulgação ilegal das imagens, os identificou pela filiação partidária. A tentativa de politizar o ocorrido infelizmente demonstra o interesse político de quem entregou a imagem e de quem a expos.

A detenção ilegal, injusta e prolongada perdurou até esta terça feira, quando finalmente foi realizada a audiência de custódia e determinada a soltura.

O PSOL está prestando todo o apoio a seus militantes e familiares e seguirá acompanhando o desfecho jurídico, certos da inocência dos envolvidos e atentos à perseguição política que sofreram.

Seguiremos denunciando e combatendo o racismo estrutural que se reverbera no sistema de justiça criminal brasileiro!

Toda solidariedade aos nossos companheiros!

Salvador, 30 de abril de 2024

Ronaldo Mansur

Presidente Estadual do PSOL Bahia”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Itamaraty terá reforço de diplomatas em Brasília de olho na COP30

Ministério cortou 90 vagas no exterior; saldo do 1º semestre entre quem volta para...

Lula sanciona novo DPVAT, mas veta artigos de multas por atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei Complementar nº 207,...

Lula sanciona novo Dpvat com vetos; entenda

Motoristas ficam obrigados a pagar o seguro para licenciamento, transferência e baixa de veículos,...

Pela vaga de vice em SP, deputado vai até o Vaticano na cola de Nunes

São Paulo — A presença do deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) na comitiva que...

Mais para você