InícioEditorialPolítica NacionalPSDB e Republicanos travam duelo fratricida pela Mesa Diretora da Assembleia

PSDB e Republicanos travam duelo fratricida pela Mesa Diretora da Assembleia

A disputa por uma vaga na nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa colocou em rota de colisão as bancadas do PSDB e do Republicanos, duas das principais legendas que integram a tropa oposicionista. Segundo apurou a Satélite, a crise surgiu durante o encontro realizado ontem para discutir a cota destinada no comando da Casa ao bloco partidário formado ainda pelo PDT. O estopim foi a recusa do tucano Tiago Correia em ceder o espaço para o deputado estadual Samuel Júnior, após o parlamentar do Republicanos elevar o tom e exigir a contrapartida pelo acordo que garantiu Alan Sanches (União Brasil) na liderança da oposição. 

Pé na porta 
Na reunião, Samuel Júnior ameaçou migrar o Republicanos para a ala da União Brasil. Como o partido ligado à Igreja Universal tem três deputados, a manobra implodiria o grupo, já que restariam só quatro parlamentares – três do PSDB e um do PDT, dois abaixo do mínimo exigido pelo Regimento da Casa para a formação de blocos no Legislativo estadual.

Pego no contrapé
A estratégia de Samuel Júnior, entretanto, perdeu fôlego quando Tiago Correia anunciou que, caso o Republicanos se unisse à União Brasil, PSDB e PDT também seguiriam o mesmo caminho. O que daria origem a um blocão com 17 deputados. Por trás do contra-ataque do tucano, está a certeza de que ele aglutinaria número de votos bem maior em um eventual bate-chapa interno com Samuel Júnior por outra vaga reivindicada  pela bancada de oposição na Mesa Diretora da Assembleia. Isso porque uma delas, a de primeiro secretário, foi assegurada para o deputado Marcelinho Veiga (União Brasil).

Guerra e paz
Apesar do clima de tensão gerado pelo duelo entre PSDB e Republicanos, parlamentares com trânsito livre nos dois partidos afirmaram que Tiago Correia vai abrir o caminho para Samuel Júnior no encontro marcado para hoje. Em conversas reservadas com a coluna, aliados de Correia confidenciaram que o tucano estava disposto a avalizar a indicação do deputado do Republicanos como representante do bloco na Mesa Diretora, mas recuou diante da postura adotada ontem por Samuel Júnior na reunião para definir quem ocupará o espaço.

Terra arada
Cardeais da base do Palácio de Ondina tratam como fato consumado a nomeação da ex-primeira-dama Aline Peixoto para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Nos últimos dias, as costuras conduzidas sob orientação direta do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), removeram os entraves que ainda restavam entre a esposa do petista e o TCM. Lista da qual faz parte o deputado estadual Alex Lima (PSB), que buscava apoio político para concorrer ao posto de conselheiro.

Doce na boca
Um dos mais leais aliados de Rui Costa, Alex Lima abandonou o páreo após promessas de assumir a chefia de um órgão federal no estado, com a bênção do ex-governador. Agora, de acordo com caciques governistas, a pista está limpa para Aline Peixoto.

A linguagem neutra chegou ao governo federal. Contra esta aberração, apresentei projeto de Lei que veda expressamente  instituições de utilizem essas ‘novas formas’ de flexão de gênero Capitão Alden, deputado federal eleito pelo PL da Bahia, ao criticar o uso da palavra ‘eleites’ pela imprensa oficial do Planalto

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Motociclista suspeito de roubar relógio de mais de R$ 200 mil em São Paulo é identificado

A Polícia Civil de São Paulo procura, desde o último domingo (19), o homem...

Ao menos 7 partidos têm acordo para enviar emendas ao RS

Combinados determinam o repasse de parte dos recursos individuais de cada congressista ao Estado;...

Incêndio em casa no DF mata gato e deixa cachorro ferido. Vídeo

Um incêndio em uma casa na QNG 21, em Taguatinga Norte, causou a morte...

Mais para você