Já se vão 24 anos desde que Boris Yeltsin passou a presidência da Rússia para Vladimir Putin. E o líder russo segue em seu projeto de poder por muito tempo. Ele pretende concorrer mais uma vez ao posto nas eleições de 2024, o que significa ficar pelo menos até 2030 no Kremlin.
Putin é o presidente mais longevo da Rússia e da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Ficou mais tempo do que líderes como Josef Stalin (no poder entre 1923 e 1953) e Leonid Brezhnev, que permaneceu no cargo por 18 anos.
Akkuyu Nuclear Power Plant âflagshipâ project in Turkish-Russian relations: Putin
Vladimir Putin Anadolu Agency via Getty Images
Russian President Vladimir Putin visits Israel
Putin e Netanyahu Mikhail Svetlov/Getty Images
Vladimir Putin e Kim Jong-un se encontram na Rússia
Vladimir Putin e Kim Jong-un se encontram na Rússia Vladimir Smirnov/Agência Tass
Recep Tayyip Erdogan – Vladimir Putin meeting in Kazakhstan
Putin e Erdogan Anadolu Agency/Getty Images
Putin Meets Belarussian Counterpart Lukashenko In Minsk
Putin e seu aliado, Alexandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia Getty Imagens/ Contributor
vladimir putin russia discurso dia da vitória 2023
O russo Vladimir Putin Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images
Putin compara invasão da Ucrânia à vitória sobre nazistas na 2ª guerra
Vladmir Putin, presidente da Rússia Sefa Karacan/Anadolu Agency via Getty Images)
As informações são da agência de notícia Reuters, que confirmou com seis fontes, sob condição de anonimato, sobre o assunto. Segundo eles, Putin já tomou a decisão e agora seus conselheiros se preparam para a campanha e a recondução ao cargo. Isso porque ele tem o apoio do Estado e dos meios de comunicação, além de quase nenhuma oposição.
Por fim, seus índices de aprovação no governo, segundo levantamentos de opinião, chegam a 80%, mesmo com a guerra contra a Ucrânia trazendo dívidas e mortes à Rússia. “A decisão foi tomada – ele concorrerá”, disse uma das fontes da Reuters. Uma fonte diplomática estrangeira, também sem se identificar, afirmou que o líder russo tomou a decisão recentemente e que o anúncio ocorrerá em breve.
Porta voz: Putin ainda sem decisão Por outro lado, em anúncio na agência de notícias russa Tass, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Putin ainda não anunciou a decisão de buscar outro mandato.
Quando solicitado a comentar a reportagem da Reuters segundo a qual Putin teria supostamente decidido concorrer nas eleições presidenciais de março de 2024, Peskov deixou no ar: “Putin ainda não fez nenhuma declaração sobre o assunto. Uma campanha eleitoral ainda não foi anunciada”, acrescentou.
A expectativa é que a Rússia realize as eleições presidenciais em 17 de março de 2024. O Conselho da Federação, que é a Câmara alta do parlamento, ainda vai tomar uma decisão certa sobre a data em dezembro. Depois, os partidos fazem corridas pré-eleitorais para decidir seus candidatos.