InícioEditorialCotidianoQuem foi mal no Enem precisa mudar estratégia para 2024

Quem foi mal no Enem precisa mudar estratégia para 2024

A edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o consolida como o maior vestibular do Brasil. Dos 3,9 milhões de inscritos na edição 2023 do exame, por volta de 2,8 milhões (71,9%) compareceram aos locais de prova. Para quem acredita ter ido mal no teste e deseja tentar novamente em 2024, dedicar-se a uma rotina de estudos e aplicar outras estratégias pode ser crucial para passar no exame.

Além de investir no preparatório Enem para a próxima edição, o participante deve criar estratégias para facilitar sua entrada na universidade. Porém, para quem tirou uma nota mediana na prova, não é necessário desistir do sonho de entrar na universidade.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) permitem que o candidato escolha até duas vagas por programa. Por exemplo: no ProUni, ele pode se candidatar a uma vaga de Medicina em duas instituições particulares ou Medicina e Biomedicina, por exemplo.

Essa possibilidade permite que o aluno tenha mais chances de entrar na faculdade. Dessa forma, ele também pode tentar um curso mais difícil e outro que tenha concorrência menos acirrada.

A Faculdade de Administração de Empresas, por exemplo, tem alta demanda, mas também costuma oferecer muitas vagas. Por isso, é um curso mais tranquilo de entrar do que Direito ou Jornalismo.

Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar a prática de estudos e otimizar resultados tanto no Exame quanto em outros vestibulares.

Rotina de estudos

Estudar em um curso pré-vestibular ajuda a saber quais matérias vão cair, a montar uma rotina diária e até a ter uma noção de prováveis temas para a redação. Contudo, o aluno também precisa manter a prática de estudos em casa, principalmente se pretende estudar nos fins de semana.

A rotina fora das aulas pode ser uma revisão daquilo que foi mostrado pelo professor. O importante é que haja uma praxe e que todas as matérias estejam dentro desse cronograma.

Para quem não pode investir em um cursinho, o estudo em casa precisa ser ainda mais intenso. Nesse caso, ter um calendário é mais importante.

Materiais de estudo

A internet é uma fonte repleta de materiais de estudo. Contudo, é preciso ter senso crítico: muitos livros e apostilas podem não ter fontes confiáveis, o que acaba prejudicando a rotina de aprendizado.

O ideal é procurar por materiais confiáveis, como livros e apostilas que tenham sido utilizados por quem passou no exame. Atualmente, há também aulas on-line gratuitas, que podem ajudar nesse reforço dos estudos.

Notícias

O Enem é uma prova de atualidades. Portanto, é fundamental que o aluno conheça as principais pautas do último ano e, principalmente, que esteja a par dos noticiários.

O grande diferencial não fica em apenas conhecer os assuntos, mas contextualizá-los. O Enem exige reflexão, já que seu sistema de notas vai além do certo-errado.

Aplicativos

Embora o celular seja visto como um “vilão” por quem deseja se concentrar nos estudos, ele também pode auxiliar no cronograma para o Enem. Com os aplicativos certos, é possível manter uma rotina de estudos e organizar as matérias estudadas a cada dia.

O Trello, por exemplo, é um painel estilo kanban (quadro de sinalização com cartões), cujas cartas podem ser trocadas ou armazenadas caso o aluno cumpra as tarefas estipuladas. Já com o Google Agenda, o estudante pode colocar as matérias e o horário para cada uma delas. Ele avisa com dez minutos de antecedência a chegada de um novo evento.

Para controlar a rotina, o Pomodoro Timer é um cronômetro que estipula horários para quem deseja estudar pelo método pomodoro (25 minutos de estudo para 5 minutos de descanso). Outra ferramenta é o Google Keep, um serviço de anotações do Google que ajuda o aluno a criar pequenos resumos. É possível colocar imagens, links e até á

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você