Os shopping centers da Multiplan, espalhados por sete estados brasileiros, bateram recordes de vendas no ano passado, segundo uma prévia dos resultados da empresa divulgados nesta quinta-feira (5/1). Em 2022, a rede faturou R$ 20 bilhões, superando em 37% o resultado de 2021 e em 22,8% os números de 2019, anteriores à pandemia, portanto.
Entre os destaques no ano, ficaram dois centros de compras em São Paulo. O Shopping Vila Olímpia registrou crescimento 56,6% em 2022 na comparação com 2021. No Morumbi Shopping, o salto foi de 53,7% no mesmo período.
Apenas no quarto trimestre de 2022, o dado mais recente, as vendas totais nos 20 shoppings da rede, que inclui o Park Shopping, de Brasília, atingiram R$ 6,3 bilhões, num avanço de 12% em relação aos mesmos meses de 2021 e de 22% sobre 2019.
No final de semana da Black Friday de 2022, a faturamento foi 18,9% superior em relação a 2021. No Natal de 2022, o crescimento foi de 12,7% sobre o ano anterior, e o fluxo de veículos aumentou em 102,7%.
Na comparação entre 2021 e 2022, o segmento de serviços foi o que mais avançou, com taxa de 54,7%. No caso dos cinemas, a elevação foi de 135,3%, atribuída a estreias ocorridas no ano passado. A área de alimentação ficou em segundo lugar, com crescimento de 44,7%.