InícioEditorialPolítica NacionalRio de Janeiro aprova feriados durante Cúpula do G20

Rio de Janeiro aprova feriados durante Cúpula do G20

O objetivo da medida é facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento; na foto, vista do Rio de Janeiro LhcCoutinho/Pixabay

PODER360 18.abr.2024 (quinta-feira) – 8h04

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou na 4ª feira (17.abr.2024) o PL (projeto de Lei) 2857/2024, que estabelece feriado municipal nos dias 18 e 19 de novembro devido à realização da Cúpula do G20, sediada no Rio. O objetivo é facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento. 

Os vereadores determinaram que continuarão funcionando as indústrias situadas nas zonas norte e oeste da cidade, além de padarias e estabelecimentos que desenvolvam as atividades por meio de trabalho remoto.

Na justificativa do projeto, a Prefeitura do Rio explicou que os feriados excepcionais são imprescindíveis para a realização do encontro dos principais líderes mundiais, porque demanda da prefeitura o apoio às operações logísticas planejadas pelo governo federal, incluindo restrições à circulação geral como o bloqueio de vias públicas.

O presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado (PSD) comemorou a realização da Cúpula do G20 na cidade. 

“Este é um evento muito importante, que coloca o Rio como protagonista global. O feriado é fundamental para garantir o sucesso. Conseguimos fazer um equilíbrio com o setor produtivo, com diálogo, criando exceções para não prejudicar setores importantes da economia”, disse. 

Para Caiado, a aprovação da medida é parte importante das preparações do Rio de Janeiro para receber mais de 30 chefes de Estado e cerca de 15.000 visitantes internacionais.

Indústrias Líder do governo fluminense na Câmara, o vereador Átila Nunes (PSD) disse que, ao assegurar o pleno funcionamento das indústrias instaladas nas zonas norte e oeste da cidade, a prefeitura atende a pleito de setores produtivos. 

“A emenda vai diminuir o impacto negativo econômico para a cidade, lembrando que o propósito é viabilizar a logística nos dias do evento. Os 2 feriados do mês, nos dias 15 [Proclamação da República] e 20 [Feriado de Zumbi dos Palmares] já estão garantidos”, declarou.

O feriado também não contempla comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis, hospedarias e pousadas, centros comerciais e shopping centers, além de estabelecimentos culturais como teatros, cinemas e bibliotecas e pontos turísticos.

G20 O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais e se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional. Esta é a 1ª vez que o Brasil assume a presidência do grupo.

Com informações da Agência Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Documentos secretos revelam que ditadura expulsou diplomatas gays

Um novo relatório secreto chegou à mesa do ministro José de Magalhães Pinto, em...

Janja brinca com militar, entrega cadela Resistência e a pede de volta

Primeira-dama fez graça durante envio de ração para pets ao Rio Grande do Sul;...

Leo Santana lota Anhangabaú na abertura da Virada Cultural de SP

São Paulo — O começo do show atrasou mais de uma hora e o...

Anac autoriza voos comerciais na Base Aérea de Canoas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação de voos comerciais na...

Mais para você