InícioEditorialPolítica NacionalRosa Weber pauta no CNJ proposta que prevê paridade de gênero entre...

Rosa Weber pauta no CNJ proposta que prevê paridade de gênero entre juízes nos tribunais

Prestes a se aposentar, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, marcou para a próxima terça-feira, 19, a análise de promoção de paridade de gênero nos tribunais de segunda instância do país. Trata-se de uma proposta do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A relatoria da iniciativa é da conselheira Salise Sanchotene. Em abril deste ano, uma outra resolução já foi aprovada pelo CNJ e tornou obrigatória a paridade de gênero na formação de bancas e comissões examinadoras de concurso para magistratura. Todo este debate decorre no momento em que se especula acerca da sucessão de Rosa. Há setores da sociedade pressionando pela escolha de uma mulher.

Apesar de haver uma grande pressão da sociedade civil para a escolha de uma mulher para ocupar a vaga de Rosa, os favoritos, segundo especulação dos bastidores, é o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro da Justiça, Flávio Dino. Já entre as mulheres está a ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Regina Helena Costa; da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Simone Schreiber; e da advogada Carol Proner.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

‘Carlos Barbosa vive uma situação caótica’, diz prefeito da cidade do Rio Grande do Sul

Carlos Barbosa, uma cidade situada na região serrana do Rio Grande do Sul, enfrenta...

Justiça suspende votação na Câmara de São Paulo que aprovou privatização da Sabesp

Uma decisão liminar divulgada nesta sexta-feira (3) suspendeu os efeitos da votação que viabilizou...

Veja antes e depois de locais afetados pelas chuvas no RS

Segundo a Defesa Civil, 39 pessoas morreram e 265 cidades, incluindo Porto Alegre, foram...

Mais para você