InícioEditorialPolítica NacionalSaiba como votaram os congressistas no veto ao marco temporal

Saiba como votaram os congressistas no veto ao marco temporal

Na Câmara, o ato de Lula foi derrubado por 321 votos a 137; os senadores rejeitaram a medida por 53 votos a 19

A tese do chamado marco temporal, defendida por proprietários de terras, estabelece que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial nesta época Waldemir Barreto/Agência Senado – 14.dez.2023

PODER360 14.dez.2023 (quinta-feira) – 20h28

O Congresso Nacional rejeitou nesta 5ª feira (14.dez.2023) o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto sobre o marco temporal de terras indígenas. Na Câmara, o ato de Lula foi derrubado por 321 votos a 137 e uma abstenção. No Senado, foi rejeitado por 53 votos a 19. Para a derrubada de um veto, são necessários votos de 257 deputados e 41 senadores.

A tese do chamado marco temporal, defendida por proprietários de terras, estabelece que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial nesta época.

A derrubada do veto foi liderada e articulada pela bancada do agronegócio, contrária a ampliação de demarcações de terras indígenas no país. ​​A rejeição dos congressistas ao ato de Lula é uma derrota para o governo. O governo já havia precificado a derrubada. O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou nesta 5ª feira (14.dez) que o Executivo estava “consciente” de que havia maioria pela rejeição.

A proposta foi aprovada no Congresso e o presidente Lula vetou o texto em outubro deste ano. Antes, em 21 de setembro, o STF (Supremo Tribunal Federal) já havia determinado, por 9 votos a 2, que a tese era inconstitucional. Uma semana depois, retomou a análise do caso e definiu a nova tese, barrando o marco temporal. Os trechos derrubados vão agora para a promulgação.

Entretanto, o trecho sobre o marco temporal não foi o único vetado por Lula na proposta inteira. Houve acordo do governo para manter algumas partes vetadas, dentre elas o que proibia o cultivo de transgênicos em áreas de unidades de conservação, mas permitia a produção em Áreas de Proteção Ambiental. Leia mais nesta reportagem.

Leia abaixo como votou cada congressista. Os votos “não” são para derrubar o veto e votos “sim” para manter o veto. Ou seja, quem votou “não” optou por rejeitar o ato de Lula e manter a tese do marco temporal.

Saiba como votou cada deputado na derrubada do veto ao marco temporal:

Saiba como votou cada senador na derrubada do veto ao marco temporal:

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Brasil anda de ré, diz Flávio após queda de investimentos na B3

Os investidores estrangeiros retiraram R$ 7,2 bilhões da B3 em junho até 4ª feira...

Messi e Lautaro comandam goleada da Argentina antes da Copa América

Fechando a preparação para a Copa América, a Argentina entrou em campo para enfrentar...

Idosa morta em incêndio: filho é preso pela 2ª vez por abandonar mãe

O ex-médico Lauro Estevão Vaz Curvo (foto de destaque), preso na noite desta sexta-feira (14/6)...

Quem usa vape tem até seis vezes mais nicotina no corpo do que fumantes de cigarro comum

Uma pesquisa conduzida pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São...

Mais para você