InícioEditorialSão Paulo lidera ranking de competitividade dos Estados brasileiros

São Paulo lidera ranking de competitividade dos Estados brasileiros

O Estado de São Paulo lidera o ranking de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública. O levantamento leva em consideração critérios de infraestrutura, sustentabilidade ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública e recursos humanos. Também são avaliados indicadores como cobertura vacinal e desnutrição infantil. A novidade do ranking para 2023 é a inclusão de dados sobre violência sexual, trabalho infantil e trabalho análogo à escravidão. Levando-se em conta todos estes fatores, logo após São Paulo estão os Estados de Santa Catarina, Paraná e o Distrito Federal. Neste ano, Goiás atingiu a sétima colocação, melhor posição do Estado na história. Já a Bahia caiu da 17ª para a 24ª posição. Entre os municípios, Florianópolis lidera o ranking, seguido por São Paulo (capital), Barueri, Porto Alegre e São Caetano do Sul. A cidade que mais evoluiu no ranking foi Saquarema, no Rio de Janeiro, e a que mais caiu foi São Roque, no interior paulistano. O levantamento de competitividade avaliou 410 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.

Os dados foram apresentados no Conselho de Secretários de Administração (Consad), em Brasília, nesta quarta-feira, 24. Em entrevista à Jovem Pan News, o presidente do Consad, Fabrício Barbosa, defendeu a necessidade de investimentos na gestão pública: “Gestar com recursos é muito simples, gestar em crise é de outra forma. Nossos desafios são justamente a questão do cenário econômico nacional e mundial, essa questão não vai se resolver da noite para o dia. E o gestor precisa dar soluções para isso, a máquina precisa funcionar, tem muitas pessoas que precisam de assistência e tem muitos serviços que não podem ter descontinuidade. E o gestor tem esse desafio”.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Só discuto 2026 depois de 2024”, diz Bolsonaro

Ex-presidente se refere à possível disputa pelo eleitorado bolsonarista entre os governadores Tarcísio de...

Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará disponível em 3 de junho

Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil Cartão de resposta do Concurso Nacional Unificado estará...

Lula trabalha para que Marco da IA seja regulamentado até o G20

O governo Lula (PT) atua no Senado para que o Marco da Inteligência Artificial...

TSE retoma nesta 3ª julgamento que pode cassar Jorge Seif

Senador responde por abuso de poder econômico por causa da interferência do empresário Luciano...

Mais para você