InícioLazer, vida e culturaSaúdeSebastião Melo se reelege e impõe derrota ao PT em Porto Alegre

Sebastião Melo se reelege e impõe derrota ao PT em Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) foi reeleito neste domingo, 27, com 61% após disputa contra a deputada federal Maria do Rosário, que fez campanha com sinalizações ao centro e tentativas de se desvincular das gestões do PT. Ela foi ministra dos Direitos Humanos do governo de Dilma Rousseff e atualmente exerce mandato na Câmara.

Sua campanha, no entanto, teve participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva limitada a inserções esporádicas em peças televisivas. Também não abordou sua experiência no Executivo e buscou sinalizar, por exemplo, o compromisso com o equilíbrio das contas públicas.

Diante das pesquisas divulgadas às vésperas do pleito que indicavam vantagem ampla do atual mandatário, a parlamentar gravou vídeo em que recebe ligação da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, e recebe apoio dela e do petista, que não foi à capital gaúcha nenhuma vez nessas eleições.

“Eu e o presidente Lula estaremos aqui torcendo muito por você. Temos fé de que no domingo, dia 27, a população de Porto Alegre vai dar um presente ao presidente Lula, que é seu aniversário”, disse Janja. O gesto, no entanto, não foi o bastante para evitar a derrota.

Melo, por sua vez, teve apoio de Jair Bolsonaro, mas preferiu não expô-lo na campanha. Sua vice, a tenente-coronel Betina Worm (PL), é representante do grupo do ex-presidente, mas teve pouca participação na campanha.

A estratégia é a mesma utilizada pelo prefeito em 2020, quando foi eleito ao cargo pela primeira vez. Ele justifica o afastamento da imagem de Bolsonaro e da agenda de costumes, cara aos adeptos da direita, pela ampla coligação partidária que carrega. Neste ano, teve apoio de oito legendas.

Os comportamentos de Melo e de Maria do Rosário favoreceram as discussões sobre a gestão da cidade. As enchentes ocorridas em abril durante as fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul foram um dos principais temas. Mais de 13 mil moradores de Porto Alegre ficaram desabrigados.

A candidata de oposição tentou, em peças de campanha e nos debates, responsabilizar a administração municipal pelas cheias. O prefeito disse se tratar de efeitos de eventos meteorológicos atípicos e defendeu a realização de novas obras de drenagem para evitar novos desastres.

O post Sebastião Melo se reelege e impõe derrota ao PT em Porto Alegre apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula tem quadro estável e está apto a trabalhar em Brasília, diz boletim

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) passou na manhã desta quinta-feira (31)...

Caminhão tomba na BR-116 e carga é saqueada no sudoeste da Bahia

Um acidente foi registrado no trecho da BR-116 próximo à Serra do Mutum, um...

MP-BA aciona quatro lojas de revenda de iPhone por propaganda enganosa: “Preços abaixo do mercado”

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acionou quatro empresas de revenda de celular pela...

Trump anda em caminhão de lixo para chamar atenção para comentário de Joe Biden

Donald Trump desceu os degraus do Boeing 757 que leva seu nome, atravessou uma...

Mais para você