InícioEditorialPolítica NacionalSede do Corpo de Bombeiros é reformada e entregue com novos veículos...

Sede do Corpo de Bombeiros é reformada e entregue com novos veículos de resgate

O batalhão do Corpo de Bombeiros da Bahia ganhou um novo veículo de resgate e teve a reforma da sua sede, localizada na Barroquinha, em Salvador, entregue nesta segunda-feira (6). O ato, realizado durante a tarde, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do seu vice, Geraldo Júnior. 

O prédio centenário contou com um aporte de R$ 1,7 milhão para a realização de impermeabilização da estrutura, pintura, manutenção das instalações elétricas e hidrossanitárias, revitalização e restauração de fachadas e outros trabalhos de melhoria. A sede foi a primeira casa do Corpo de Bombeiros no estado e existe desde março de 1917.  

Por ser um prédio tombado, as intervenções foram consideradas ainda mais positivas pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marquezine: “A gente fica muito feliz de o Corpo de Bombeiros estar dando continuidade ao trabalho de reestruturação das suas instalações físicas. Esta que é de suma importância para a corporação, por ser a mais antiga e uma vez que buscamos, em um futuro bem próximo, a criação do centro cultural do Corpo de Bombeiros, onde pretendemos recuperar peças, equipamentos e viaturas para que a população possa vir conhecer um pouco da nossa história”, destacou.

Novo veículo
O veículo autoescada, com plataforma aérea, entregue durante a reinauguração, chega para reforçar o trabalho dos bombeiros, com capacidade de alcançar até 60 metros de altura. O investimento para adquiri-lo foi de R$ 6,85 milhões. Uma novidade que, para o subtenente e operador de equipamentos do Corpo de Bombeiros, Fábio Nascimento, será um diferencial no trabalho de resgate. 

Veículo autoescada (Foto: Manu Dias/ Secom GOVBA)

“Ele pode ser utilizado para combate a incêndio, operação de resgate em altura e evacuação de edificações. Se a vítima estiver em uma edificação em que não seja possível sair por vias normais, nós utilizamos ele para fazer um plano de evacuação, podendo lançar mão do elevador, que é mais um recurso que nós temos à disposição”, destacou o subtenente. 

Para operá-lo, são necessários um motorista, um condutor e dois operadores. Para o uso do elevador, há duas opções de cabine, uma mais parecida com a de elevadores convencionais, geralmente usada para o deslocamento do bombeiro, e outra do tipo grade, onde os agentes podem trabalhar dentro dela.

Teste
Jerônimo e o vice-governador Geraldo Júnior testaram o equipamento pessoalmente, subindo no elevador a uma altura de 40 metros. Além disso, os dois conheceram toda a instalação da sede dos bombeiros. Eles também foram apresentados à primeira viatura do batalhão, equipamentos envolvendo produtos perigosos, assistiram a uma demonstração técnica de resgate em altura, a aula inaugural de atendimento de urgência hospitalar e a apresentação da Orquestra do CBM-Ba, comandada pelo maestro Vanderlei. 

Visita do governador e vice à sede dos bombeiros na Barroquinha (Foto: Manu Dias/ Secom GOVBA)

No local, o governador classificou sua visita como fundamental para destacar o papel do batalhão. “[É importante] registrar aqui a importância deste profissional que salva vidas, que estabiliza qualquer tipo de evento. Às vezes a gente não percebe o papel do Corpo de Bombeiros. Por trás de qualquer construção civil tem o parecer deles […] fora o dia a dia, que vemos eles sendo chamados para qualquer emergência”, disse. 

Também presente, o secretário de segurança pública da Bahia, Marcelo Werner, reiterou o diferencial do novo veículo para a proteção dos baianos. “É uma renovação, um equipamento fundamental para a atividade do Corpo de Bombeiros, reforçando ainda mais os investimentos que a equipe tem tido nos últimos anos”, afirmou. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reforma tributária assegura isenção para taxistas e motoristas de Uber

Profissionais poderão comprar carros com alíquota zero; a regulamentação também beneficia frutas, ovos e...

Jorge Solla completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil Jorge Solla (BA) substitui a deputada Rosângela Reis...

Mãe que ameaçou professora deu “carteirada” citando Nikolas Ferreira

A mãe que ameaçou uma professora do Distrito Federal e a acusou de “doutrinar”...

Sarney reúne do governo à oposição para comemorar 94 anos

Ex-presidente recebeu convidados em sua casa para festa de aniversário em Brasília e mostrou...

Mais para você