InícioEditorialPolítica NacionalSergio Moro e Deltan Dallagnol criticam escolha de Lewandowski para o Ministério...

Sergio Moro e Deltan Dallagnol criticam escolha de Lewandowski para o Ministério da Justiça

O ex-juiz Sergio Moro e o ex-deputado Deltan Dallagnol fizeram críticas à escolha do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o cargo de ministro da Justiça no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Moro ironizou a nomeação, afirmando que aceitar o cargo em um ministério não configura suspeição. A postagem de Moro faz referência às críticas que ele recebeu ao assumir o cargo de ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, após suas decisões na Operação Lava Jato que condenaram Lula e o impediram de concorrer nas eleições. No entanto, essas decisões foram posteriormente anuladas pelo STF, que considerou Moro parcial. Durante o julgamento que considerou o ex-juiz federal suspeito, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou que ficou evidente a parcialidade de todos os envolvidos na condenação de Lula. Para Lewandowski, Moro agiu com suspeição, parcialidade e abuso de poder, desrespeitando os princípios do juiz natural e do devido processo legal.

Dallagnol, por sua vez, acusou Lewandowski de beneficiar Lula e o PT em suas decisões judiciais, permitindo que o ex-presidente se livrasse de ações penais e condenações criminais. Ele, que foi um dos procuradores responsáveis pelas acusações contra Lula na Lava Jato, teve sua candidatura a deputado federal cassada no ano passado. Deltan atribuiu sua cassação a uma reação do “sistema corrupto” contra a atuação da força-tarefa da Lava Jato. Segundo o ex-parlamentars, os principais atos de enfraquecimento da operação começaram a partir de 2019, com decisões do STF e do Congresso.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você